A estudante do Premen Norte, em Teresina, Bárbara Costa, 17 anos, conquistou nesta quarta-feira, 28, o bronze nas Olimpíadas Escolares, disputadas em Cuiabá-MT. A medalha veio na prova dos 3.000 metros, que até ano passado ela não disputava. Ex-velocista, a jovem do bairro Nova Brasília chorou após cruzar a linha de chegada.
"Estou muito feliz, treinei bastante e consegui me superar, cheguei a pensar que não ia conseguir, mas estou aqui", disse Bárbara Costa, que em agosto venceu também a Olimpiauí. Ela ainda é vice-campeã norte-nordeste juvenil. Mas tudo só veio após abandonar os 400 metros rasos.
Bárbara Costa foi prata nos 400 metros rasos da Olimpiauí 2011. Neste ano, trocou de prova e ficou com o ouro nos 3.000. Ela explica que seus resultados não estavam bons nas provas mais curtas e seu técnico a orientou a disputar corridas de rua.
A piauiense fez o percurso em 10min57seg94. Nathalia Ramalho, do Mato Grosso, ficou com o ouro (10min34seg58), enquanto Joana Carvalho, de Goiás, foi a vice-campeã (10min57seg81).
O técnico de Bárbara, Sebastião dos Santos, comemorou o resultado, apesar dos sustos. "Trabalhamos há bastante tempo juntos e já esperávamos uma boa posição. Ela se atrapalhou, quase caia, mas conseguiu o bronze".
Foi a quarta medalha do Piauí na segunda fase do evento, que reúne atletas entre 15 e 17 anos. Leonardo Cunha foi prata nos 100 metros rasos do atletismo. No judô, João Batista Romeiro ficou com a prata e Stael Torres com o bronze.
com informações da Seduc