• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Com início marcado para o próximo domingo, dia 25, as Olimpíadas Escolares se realizam em Cuiabá (MT). Cerca de quatro mil alunos/ atletas, com idade entre 15 e 17 anos estarão na disputa de 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Dessas, o Piauí só não vai competir na ginástica rítmica, ciclismo e vôlei de praia.

 

Os primeiros atletas a seguirem viagem são das modalidades: judô, atletismo, taekwondô e tênis de mesa que embarcam dia 24/11; As equipes do futsal, voleibol, natação e xadrez viajam dia 29/11; Já os estudantes que vão disputar pelo Basquetebol e Handebol seguem dia 03/12.

O Piauí leva para essa etapa, 150 estudantes/atletas. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil, participam da competição.

 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) selecionou um time de estrelas do esporte para serem os Embaixadores das Olimpíadas Escolares de Cuiabá. Dezesseis ídolos do esporte nacional, entre eles cinco medalhistas nos Jogos Olímpicos Londres 2012 participarão do evento. A campeã olímpica piauiense Sarah Menezes, do judô, e o campeão Arthur Zanetti, da ginástica artística, estarão também presentes.

 

Além de Arthur e Sarah, também serão embaixadores os medalhistas olímpicos em Londres, Alison (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo modernos) e Adriana Araujo (boxe). Outros destaques do esporte brasileiro também serão modelos para os jovens que competirão em Cuiabá: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Erika Souza (basquete), Ana Sátila (canoagem slalom), Luciano Pagliarini (ciclismo), Angelica Kvieczynski (ginástica rítmica), Lucila Viana da Silva e Maik Ferreira dos Santos (handebol), Tatiana Lemos (natação), Diogo Silva (taekwondo), Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Anderson Rodrigues (vôlei).

 

Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares têm papel fundamental na programação do evento ao transmitirem suas experiências como atletas para a nova geração do esporte nacional. Em Cuiabá, os Embaixadores farão uma série de atividades juntos aos atletas participantes do evento, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.

 

O Evento

Os jogos são realizados em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.

 

O evento realiza também o Programa de Observadores, que recebe visitantes ligados a Comitês Olímpicos Nacionais que desejam conhecer o evento de perto para levar o aprendizado aos seus países. Em 2011, João Pessoa (PB) recebeu representantes de 13 nações para a etapa de 12 a 14 anos.

 

Em 2011, a etapa de 15 a 17 anos, realizada em Curitiba (PR), as Olimpíadas Escolares envolveram 1.129 instituições de ensino (710 públicas e 419 particulares).

 

 

Seduc