A judoca Sarah Menezes concorrerá pela segunda vez ao prêmio de melhor atleta do ano. Ela e outras duas atletas foram indicadas ao Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A votação começa nesta quinta-feira, 22, no site www.cob.org.br. Os vencedores serão conhecidos no dia 18 de dezembro, em festa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, Sarah Menezes vai concorrer com a pernambucana Yane Marques, bronze na competição de pentatlo moderno, e a oposto da seleção feminina de vôlei Sheilla Castro, também ouro nas Olimpíadas e principal adversária da piauiense na disputa do prêmio. No masculino, disputam Arthur Zanetti (ginástica artística), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação), todos medalhistas em Londres.
Contam a favor da judoca o feito de ter conquistado o primeiro ouro olímpico do judô brasileiro após 20 anos de jejum, sendo ainda o primeiro obtido por mulheres. Já Sheilla foi reconhecida como principal jogadora da arrancada histórica da seleção feminina de vôlei, que passou de quase eliminada na primeira fase a campeã do torneio olímpico. Yane Marques corre por fora como medalhista olímpica em um esporte sem tradição no Brasil e por sua conquista também ser inédita.
Da polêmica ao reconhecimento
Em 2009, Sarah Menezes disputou o prêmio com Poliana Okimoto, das maratonas aquáticas, e Natália Falavigna, do taekwondo. Bicampeã mundial júnior, a piauiense concorria com adversárias com feitos já na categoria sênior. No entanto, se saiu vencedora graças a votação na internet e recebeu o prêmio das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o nadador César Cielo.
O resultado gerou polêmica e forçou o COB a fazer mudanças nos critérios. Desde 2010, os votos do júri de jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte têm peso de 50% no resultado final, após serem computados os votos da internet. Antes, só os votos dos internautas contavam.
Antes "azarona", Sarah Menezes volta agora para a disputa como favorita, independente da fórmula de contagem dos votos.
Piauí no Prêmio
Em 2011, foi a vez do projeto Jovens Talentos Badminton, que revelou talentos do esporte no Piauí, ser reconhecido com o Prêmio Brasil Olímpico.
Mais homenagens
Sarah Menezes já foi eleita a melhor judoca do ano e receberá troféu específico da modalidade durante o Prêmio Brasil Olímpico. Ela também será homenageada com todos os demais medalhistas olímpicos por suas conquistas em Londres.
Também receberão o prêmio os melhores atletas das Olimpíadas Escolares e Universitárias, melhor técnico individual e coletivo, Troféu Adhemar Ferreira da Silva e os melhores em 43 modalidades esportivas no ano de 2012.
Os melhores de 2012 em cada modalidade:
Atletismo – Marilson dos Santos
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Marcelo Huertas
Boxe – Esquiva Falcão
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Erlon Silva e Ronilson Oliveira
Ciclismo BMX – Squel Stein
Ciclismo Estrada – Magno Nazareth
Ciclismo Mountain Bike – Rubens Valeriano
Ciclismo Pista – Gabriel Yumi
Desportos na Neve – Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo – Luiz Fernando Manella
Esgrima – Renzo Agresta
Futebol – Neymar
Ginástica Artística – Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Carlos Pala
Ginástica Rítmica – Natália Gaudio
Golfe – Alexandre Rocha
Handebol – Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento – Luiza Almeida
Hipismo CCE – Ruy Leme da Fonseca
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Matheus Ferreira
Judô – Sarah Menezes
Levantamento de Peso – Jaqueline Ferreira
Lutas – Joice Silva
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Natação – Thiago Pereira
Natação Sincronizada – Nayara Figueira
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Gustavo Guimarães
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby – Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais – Cesar Castro
Taekwondo – Diogo Silva
Tênis – Bruno Soares
Tênis de Mesa – Caroline Kumahara
Tiro com Arco – Daniel Xavier
Tiro Esportivo – Roberto Schmits
Triatlo – Pamela Oliveira
Vela – Robert Scheidt e Bruno Prada
Vôlei de Praia – Alison Cerutti e Emanuel Rego
Vôlei – Sheila Castro
cidadeverde