A Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas superou seu primeiro adversário no Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado no ginásio Demo Bolivariano, em Barquisimeto, na Venezuela. Com o piauiense José de Araújo Matos Filho, (foto) em quadra, o Brasil passou pela Colômbia, por 65 a 56.
Nesta quarta, 14, o Brasil enfrenta os donos de casa. A partida contra a Venezuela acontece às 18 horas (pelo horário brasileiro de Verão). Bicampeã da competição, nos anos de 2008 e 2010, a Seleção disputa uma das quatro vagas para a Copa América 2013. O torneio é seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade paralímpica.
O piauiense José Filho, atleta da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), faz parte de um processo de renovação. O destaque em competições nacionais o projetou na Seleção. “Sei que estou sendo cobrado diariamente. Além disso, a responsabilidade aumenta. Por isso, tenho que me destacar em cada uma das competições e sempre mostrar meu trabalho”, comentou Filho.
Na Venezuela, o principal objetivo da Seleção é adquirir ritmo para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Para a técnica da Seleção, Fátima Fernandes, o novo Brasil tem chances de surpreender adversários tradicionais. “Vamos aproveitar para testar numa competição internacional novos talentos do time”, ressaltou.
O Sul-Americano segue até o próximo domingo, 18. Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Uruguai participam da competição.
portaldaclube