O solo árido, cactos, vestimentas de couro, escassez de água e combate entre cangaceiros. Todos esses elementos fazem parte do universo cibernético que compõe o Cangaço Wargame, jogo gratuito, que retrata a cultura nordestina, disponibilizado através do site de relacionamentos Facebook. O game tem selo de criação piauiense.
A equipe da Sertão Games, responsável pelo desenvolvimento do jogo Cangaço Wargame, retratou a cultura nordestina em seus vários aspectos, tanto através do cenário e informações contidas no game, quanto pelo repertório que dá musicalidade ao jogo, com a canção assinada pela banda piauiense Validuaté.
Lançado em junho de 2012, o jogo já contabiliza mais de 10 mil jogadores. “A repercussão está sendo boa, inclusive já levamos o jogo para eventos fora do Estado, como o SBGames, em Brasília”, explica o game designer Erick Passos.
Através do facebook, rede social que tem como característica a interação entre várias pessoas, o jogo proporciona aos players o desafio de comandar um grupo de cangaceiros. As batalhas retratam diversos lugares que ocorreram importantes eventos ligados ao cangaço, onde o jogador precisará desafiar outros amigos da rede social e vencê-los durante os combates que envolvem muita estratégia.
Além da função de entretenimento, o jogo também apresenta um perfil instrutivo, por conter informações históricas sobre o cangaço. Cada personagem do game faz referência a figuras que realmente fizeram parte da cultura nordestina.
Ricardo Fernandes, 23 anos, vê a estratégia como o principal diferencial do game. “O Cangaço é um jogo estratégico e não basta apenas jogar aleatoriamente, você tem que pensar como o seu adversário irá agir”, disse. A estudante Denise Mendes, 19 anos, conheceu o jogo através da dica e da proposta de desafio de uma amiga e conta que o cenário, combinado com a música, fez do jogo ainda mais atrativo.
govpi