Na tarde desse sábado, 27, com a ajuda da piauiense Sarah Menezes, o Brasil conquistou uma medalha de bronze inédita no Mundial por Equipe de Judô, disputado em Salvador/BA. As brasileiras superaram a equipe da Mongólia e garantiram o pódio em casa. O Japão foi campeão e a China vice.
Voltando a competir pela primeira vez após o ouro olímpico nos Jogos de Londres, conquistado no final de julho, Sarah Menezes lutou apenas na rodada de estreia, quando o Brasil venceu o México por 5 a 0. Na sequência, Érika Miranda, titular da categoria até 52kg na equipe individual, fez os demais confrontos.
Nas quartas-de-final, o Brasil encontrou o Japão em uma "final antecipada", com vitória das japonesas por 3 a 2.
O Brasil foi para a repescagem enfrentar a Turquia. Novo 3 a 2, dessa vez em favor das brasileiras.
A decisão pelo bronze foi com a Mongólia, que perdeu a semifinal para a China por 3 a 2. Érika Miranda, Ketleyn Quadros (57kg) e Rafaela Silva (63kg) venceram as três primeiras lutas e garantiram a medalha. Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+70kg) confirmaram o resultado ganhando os confrontos seguintes: 5 a 0.
Além das já citadas, o Brasil teve na equipe feminina Flávia Gomes (57kg), Katherine Campos (63kg), Nádia Merli (70kg) e Rochele Nunes (+70kg).
O Mundial por Equipe continua neste domingo com os confrontos do torneio masculino.