Na noite dessa quinta-feira, 18, a piauiense Sarah Menezes participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas Universitárias, na usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, a campeã olímpica acendeu a pira do evento, que já iniciou suas competições individuais.
"Ser convidada para acender a pira é um reconhecimento. Sinto orgulho de representar o meu estado, o meu esporte e a minha faculdade”, disse a judoca, após acender a pira na maior usina geradora de energia elétrica do mundo.
Campeã universitária em 2010, Sarah Menezes não competirá em Foz por ainda estar retomando seu ritmo de treinamentos. Mas ficará na cidade até o dia 22, torcendo pelos piauienses na competição.
A delegação do Piauí tem 64 atletas, nove técnicos e sete dirigentes. Judô, atletismo, natação e xadrez iniciaram seus eventos e definem medalhistas a partir desta sexta-feira, 18, até domingo, 20.
As competições por equipes começam na terça-feira, 22,. O Piauí enviou equipes no vôlei masculino, futsal e handebol, tanto no masculino como no feminino.
Mais de três mil atletas participam do evento, alguns deles nomes de seleção brasileira e até representantes em Olimpíadas.
Maior usina geradora de energia do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu foi construída entre 1975 e 1982 no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta". A barragem tem uma altura de 196 metros e comprimento de 7,9 km. Para se ter uma ideia do tamanho da usina, a quantidade de concreto usado para a sua construção seria suficiente para levantar 210 estádios do Maracanã. O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel e o volume de escavação de terra e rocha é 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel, que liga a Inglaterra e a França. A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.
com informações do COB