• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

neymar golNeymar artilheiro não é novidade. Mas Neymar artilheiro com média de gols digna de Pelé, sim. O golaço marcado pelo camisa 11 na quarta, contra o Atlético-MG, foi o de número 50 dele em 2012, incluindo jogos pelo Santos e pela seleção brasileira. Nunca antes ele havia atingido essa marca em um ano.

 

Neymar, de apenas 20 anos, tem a exuberante média de 0,86 gol por jogo no ano. Pelé encerrou sua carreira marcando 0,93 tento por partida. Foram 38 gols pelo Santos em 2012 e outros 12 pela seleção, tanto a olímpica e profissional.

 

Antes desta temporada, o máximo de gols que Neymar havia feito em um só ano foi em 2010, quando anotou 44 vezes. Foi também quando registrou sua melhor média (0,68).

 

Mesmo a maratona de jogos por qual passa o santista não atrapalha seu faro artilheiro. Na terça-feira, ele fez dois gols na vitória da seleção sobre o Japão, em jogo realizado na Polônia. Cruzou o Atlântico e um dia depois fez o gol de placa na Vila Belmiro.

 

Neymar é também o maior goleador do futebol brasileiro em 2012. Só não disputa a artilharia do Brasileiro, onde marcou nove vezes em 11 jogos, porque atuou em praticamente um terço das rodadas da competição por causa de compromissos da seleção.

 

Se pudesse ter atuado nas 31 rodadas já realizadas, e mantivesse a média em todas elas, Neymar teria 25 gols e seria o artilheiro do Nacional.

 

No domingo, Neymar mais uma vez não poderá entrar em campo, agora por suspensão. Vai desfalcar assim o Santos, que tem chances remotas tanto de ser rebaixado quanto de conseguir uma vaga na próxima Libertadores da América.

 

Seu técnico, Muricy Ramalho, lamentou o rigor do tribunal. ”No Brasil, as pessoas que fazem a diferença são punidas. O Neymar é um exemplo para as crianças’, disse o santista.

 

Média de gols por jogo de Neymar ano a ano*

2009 – 0,29

2010 – 0,68

2011 – 0,57

2012 – 0,86

 

* Contando jogos por Santos e seleção brasileira principal e olímpica

 

 

ESPN