O Piauí conquistou suas primeiras medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2012, que estão sendo disputadas em São Paulo. Na tarde desta quarta, 17, Marcelo Santana e Ana Kássia, ambos 14 anos, fizeram bonito e ganharam prata e bronze, respectivamente, nos 50 metros nado costas, classe A, swing 9.
É a primeira vez que o jovem nadador piauiense, que teve sua perna amputada pelo metrô em Teresina, participa de uma competição oficial a nível nacional.
"No início eu estava muito nervoso pelo nível dos competidores e por estar representando todo o Piauí, mas quando entrei na água, só pensei na prova e em dar o melhor de mim. Estou muito feliz principalmente por poder presentear meus pais, meus treinadores e todos que acreditaram em mim, com essa medalha", disse Marcelo que treina três vezes por dia no CEIR (Centro Integrado de Reabilitação).
Acompanhando Marcelo e Kássia, o professor Childerico Robson comemorou o resultado prometendo mais trabalho e comprometimento para com o paradesporto.
"A reabilitação promovida pelo CEIR transpassa os limites físicos do Centro que incentiva e dá condições para que seus pacientes se integrem a eventos ligados a inclusão de pessoas com deficiência, abrindo portas e promovendo uma mudança de comportamento, responsabilidade e disciplina, fazendo com que os mesmos tenham outra visão de vida", destaca Childerico.
As primeiras provas do atletismo também foram disputadas nesta quarta, com destaque para Jaelton Alcides (18 anos), que ficou em quarto nos 100 metros livres, e José Wanderson (18), com o décimo lugar. Esses atletas voltam nesta quinta à pista para disputar os 400 e 1.500 metros livres e salto em distância.
Outro atleta a competir nessa quarta foi o mesatenista Alberto Filho. No seu primeiro confronto Filho perdeu, por três sets a zero, para Bruno Martins (MG). No segundo confronto do dia nosso representante fez um jogo equilibrado e acabou vencendo Wellitonn Ledhux (GO), se classificando paras as finais.
Seduc