O equilíbrio esperado pelos dois lados no clássico ficou só na teoria. Na prática, dentro de campo, o São Paulo foi superior, atropelou o Palmeiras e venceu, por 3 a 0, nesse sábado à tarde, no estádio do Morumbi. Luis Fabiano balançou as redes duas vezes, Denílson fez um golaço, e os são-paulinos colaram no G-4 do Campeonato Brasileiro, enquanto os palmeirenses se afundaram novamente na zona de rebaixamento.
Buscando uma vaga na Libertadores, o São Paulo subiu para 46 pontos se manteve na quinta posição.
Já o Palmeiras, após duas vitórias seguidas no Brasileirão (e uma pela Copa Sul-Americana), perdeu pela primeira vez sob o comando de Gilson Kleina. O time alviverde parou nos 26 pontos e ficou na 18ª posição, seis pontos atrás do 16º colocado, o primeiro time fora da zona da degola, o Coritiba, que ganhou da Ponte Preta nesta rodada.
Atacando desde o apito inicial, o São Paulo teve diversas oportunidades de gol até abrir o placar, aos 35 minutos, com gol de Luis Fabiano após grande jogada de Lucas. Aos 42, o volante Denílson acertou um belo chute de fora da área e ampliou. Após o intervalo, o Palmeiras ainda perdeu o lateral Artur, expulso, e os donos da casa definiram o 3 a 0 com outro gol de Luis Fabiano, aos 25 minutos.
O resultado, além de sustentar o sonho são-paulino de voltar a disputar o principal torneio continental, também mantém tabu de dez anos sem derrota para o Palmeiras no Morumbi. O último triunfo alviverde na casa do rival foi em 2002. De lá para cá, já são 19 partidas sem perder, sendo 12 vitórias e sete empates.
Na próxima rodada, as duas equipes têm jogos-chave. Na quarta-feira, o São Paulo visita o Vasco, em duelo direto pela vaga na Libertadores. Na quinta, o Palmeiras recebe o Coritiba, que também briga contra o rebaixamento.
Campeonato Brasileiro
Fase Única
28ª rodada
Fluminense 1 x 0 Botafogo
Santos 1 x 1 Internacional
São Paulo 3 x 0 Palmeiras
Grêmio 2 x 1 Cruzeiro
Atlético-MG 6 x 0 Figueirense
Náutico 2 x 1 Corinthians
Atlético-GO 0 x 1 Vasco
ESPN