Inspirados no exemplo de ouro de Sarah Menezes, 84 judocas se inscreveram na Olimpiauí e pretendem mostrar que são os melhores do tatame durante a competição que acontece na tarde do próximo sábado, 25, no ginásio do Sesc, em Teresina. 18 atletas estão inscritas na categoria feminino e 62 rapazes disputarão as lutas no masculino. Eles vêm principalmente de Teresina, mas também haverá competidores de Timon e Floriano.
Aristófones Sousa, técnico da federação piauiense e um dos organizadores do torneio, explica que a pesagem oficial dos atletas acontecerá no dia da competição das 15 às 15:30h e em seguida, as lutas já começam. “A Olimpiauí vai valer como o campeonato piauiense sênior, a categoria principal do judô. O público pode esperar por lutas de grande nível técnico”, antecipa.
O ginásio abrigará dois espaços para as lutas, um para o feminino e outro para o masculino.
Além das categorias sênior (-55kg, -60kg, -66kg, -73kg, -81kg, -90kg, -100kg e +100kg, no masculino e -44kg, -48kg, -52kg, -57kg, -63kg, -70kg, -78kg e +78, no feminino), haverá ainda a disputa de duas categorias juvenis: -50kg masculino e -40kg feminino.
Entre os nomes de destaque estão Diego Brito, Fabieldo Torres, titulares na seleção piauiense, além de Luciana Caldas, Wesley Brito e Hayssa Ewellin, que tenta entrar no ciclo olímpico e uma vaga na seleção brasileira.
cidadeverde