• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

paraolimpiadasUma comitiva da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) esteve reunida, na manhã desta segunda-feira, 6, com o secretário estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid), Helder Jacobina, para definir a delegação que vai representar o Piauí nas Paralimpíadas Escolares 2012, que serão realizadas entre 14 e 21 de outubro na cidade de São Paulo. A participação do Piauí, nesta competição nacional está sendo garantida pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Fundespi, a Seduc e a Seid.

 

O secretário Helder Jacobina destacou o compromisso do Governo do Estado do Piauí na inclusão das pessoas com deficiência também nos esportes. “Recentemente fizemos a entrega de 10 cadeiras de rodas adaptadas para o Basquete e agora estamos garantindo a participação desses jovens atletas nessa importante competição”, destacou.

 

Em 2011, o Piauí participou, pela primeira vez, de uma edição de Paralimpíadas Escolares, levando seis atletas para a competição que participaram das modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa, ganhando 1 medalha de prata na natação. Em 2012, o governador Wilson Martins determinou que a delegação piauiense fosse composta por mais atletas e a equipe terá 19 pessoas, sendo 12 atletas e 7 membros da comissão técnica. Os paratletas piauienses vão competir em quatro modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa e bocha.

 

De acordo com o treinador de natação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Childerico Robson, a natação terá quatro atletas na competição, dois deles com chances de ganhar medalha. “Os atletas são selecionados a partir do trabalho de reabilitação realizado pelo Ceir. Lá nós identificamos os atletas que se destacam e indicamos a possibilidade de eles treinarem para competir, mas essa é uma decisão dos próprios atletas e das famílias”, destaca. Os atletas da natação vão competir nas provas de 50 metros livre, 50 metros costas e 50 metros borboleta.

 

As Paralimpíadas Escolares são consideradas o maior evento para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo, e este ano contará com público estimado em 1.200 pessoas, entre alunos, dirigentes, técnicos e coordenadores de diversas regiões do Brasil. O evento têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do Brasil.

 

Ao todo dez modalidades esportivas compõem o programa dos jogos: atletismo, natação, futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

 

governoodestado