Os atletas piauienses que participaram dos jogos Panamericanos de Badminton no Canadá, chegaram ao meio-dia desta terça-feira, 31, em Teresina. Ao todo, a delegação piauiense foi responsável por cinco das 16 medalhas brasileiras.
O Brasil conquistou três ouros, três pratas e dez bronzes. Este ano os piauienses fizeram cinco semifinais e duas finais, resultado duas vezes superior ao do ano passado.
O Piauí encerrou sua participação com o seguinte resultado: Ouro para Fabrício Farias (SM 13); Prata para a dupla Fabrício Farias e Samia Lima (DX 13); Bronze para as duplas Sania Valéria Lima e Juliana Viana (DF11); Samia Lima e Manoela Gori (DF13) e Sania Lima na categoria SF11.
Familiares dos atletas fizeram uma animada recepção a todos no aeroporto Petrônio Portella. Fabrício Farias, medalhista de ouro e prata este ano, se tornou bicampeão júnior, diz que aproveitou bem os dez dias que passou no Canadá e que o nível da competição foi bastante elevado. “Foi difícil porque eu estive na final contra o Donias Lucas que é do Rio de Janeiro e a luta foi dura”, diz, descrevendo seu maior desafio.
A atleta Sania Lima se mostrou bastante emocionada e falou sobre o padre Pedro Balzi, seu amigo já falecido, e agradeceu o apoio ao esporte dado pelo apresentador Amadeu Campos, que já voltou ao trabalho.
A treinadora Norma Rodrigues declarou que o bom resultado do Piauí é uma soma de empenho dos atletas e de apoio de instituições. “Os meninos trabalharam muito para isso. O resumo disso é: planejamento e trabalho é igual a sucesso. Teremos no segundo semestre as olimpíadas escolares e o sul-americano. A nossa meta aqui podemos ter um atleta olímpico em 2016, basta que tenhamos empresas que acreditem e incentivem. Tenho certeza que temos condições para isso. Quem sonha e busca, torna o sonho palpável”, declarou.
cidadeverde