• roma.png
  • vamol.jpg

A Série C do Campeonato Brasileiro 2012, finalmente terá início, depois de um mês de atraso. Nesta quinta-feira, 28, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, deu despacho liberando o início da competição, paralisada após o pedido do Santo André/SP. Os primeiros jogos acontecerão já neste próximo fim de semana.

 

Os 20 clubes que estão na disputa da Série C vivem a expectativa de jogarem desde 27 de maio. O imbróglio começou quando a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas/RS na Série C. O Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, entrou com recurso para não se ver fora da competição, no dia 22 de maio, pedindo que as duas últimas divisões do futebol nacional não começassem enquanto a briga jurídica não se resolvesse. E foi o que aconteceu.

 

Com várias liminares da Justiça Comum, a situação complicou ainda mais. Após um acordo entre CBF e Rio Branco/AC, que o incluiu na Série C, Treze/PB e Araguaína/TO entraram com ações questionando o acordo.

 

Com a demora para resolver a situação, o Santo André pediu ao STJD que as competições fossem iniciadas, mas apenas a Série D foi liberada, já que o Treze/PB se recusou a tirar o processo da Justiça Comum. As primeiras partidas da Quarta Divisão aconteceram no último fim de semana.

 

Para liberar a competição, a CBF pagou a multa de R$ 2.488 milhões ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), já que o processo previa um valor diário pelo tempo em que ele vigorava. O depósito, feito em consignação, foi feito em uma conta aberta pelo TJ/PB.

 

Agora, com o despacho do presidente do STJD e sem a liminar na Justiça Comum no TJ/PB, a Série C do futebol nacional finalmente verá a bola rolar. O primeiro duelo será entre Madureira e Brasiliense, no sábado, dia 30 de junho.


Justiça Desportiva