Às vésperas da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo, Gil entrou novamente no radar da comissão técnica. O auxiliar de Tite, Cleber Xavier, e o coordenador do CPA (Centro de Pesquisa e Análise), Fernando Lázaro, viajam nesta sexta-feira para a China e assistirão no domingo à partida do Shandong Luneng, clube do zagueiro, contra o Henan Jianye.
Cleber e Fernando embarcariam há uma semana, mas adiaram a ida por problemas nos vistos de trabalho. Eles assistiriam ao último jogo do Shandong, vencido por 4 a 2, com direito a gol de Gil.
Miranda, Marquinhos e Thiago Silva estão garantidos no setor, e Gil disputa com Geromel, do Grêmio, e Rodrigo Caio, do São Paulo, a última vaga na defesa. Os jogadores que atuam no futebol brasileiro têm mais chances, mas Gil tem como trunfo, além de ter sido campeão brasileiro com Tite em 2015, pelo Corinthians, o bom desempenho defensivo de sua equipe na China.
O Shandong Luneng terminou a liga com o menor número de gols sofridos na temporada passada, e nesta atual, em que ocupa a segunda colocação, tem repetido a dose: tem a segunda melhor defesa, com seis gols sofridos, um a menos do com o líder Shanghai SIPG.
– Ano passado fizemos uma boa campanha, brigando sempre pelas primeiras posições. Foi um ano muito regular e fiquei feliz de ver o sistema defensivo terminar como o menos vazado. Isso é fruto do trabalho de todos, e espero que esse ano possa ser assim também. Começamos bem, levando poucos gols, e isso pode ser determinante para as conquistas. Foi assim durante muitos anos no Corinthians e ficou de lição – disse o zagueiro.
Cleber Xavier e Fernando Lázaro vão ficar na China até a semana que vem. Eles ainda assistirão a outro jogo do Shandong Luneng, no dia 6 de maio, contra o FC Renhe, e também ao duelo entre o Beijing Guoan, de Renato Augusto, garantido na Copa, e Shanghai SIPG, no dia 5.
A ideia é também acompanhar treinos dessas equipes.O "fator China" tem sido um peso para os brasileiros que disputam vaga na Copa do Mundo. A comissão técnica da Seleção leva muito em conta o baixo grau de competitividade que os convocáveis enfrentam no país. O próprio Renato Augusto perdeu a condição de titular por isso.
Gil também teve que descer alguns degraus. Hoje, o mais provável é sua presença na lista de 12 suplentes que a CBF terá de inscrever na Fifa. São os jogadores que poderão substituir os convocados em caso de imprevistos. Mesmo assim, ele celebra a presença na lista de observados.
– Como eu sempre disse, em todos os clubes pelos quais passei, sempre procurei fazer meu melhor, com dedicação máxima no dia a dia. Sempre procuro evoluir, melhorar e corrigir os erros. O jogador precisa ir bem no seu clube para poder chamar a atenção e conseguir coisas maiores. Esse trabalho faz o atleta manter um bom nível de atuação, conquistar títulos e ter uma carreira vitoriosa. Ano passado só fiquei fora de um jogo, na outra temporada só de dois, e é isso que busco manter, uma regularidade.
G1