• roma.png
  • vamol.jpg
Um desafio de corpo, mente, misturando equilíbrio, resistência, força, técnica, superação, integração e muita, muita aventura. Assim foi a primeira de quatro etapas do Extreme Corrida de Aventura – Circuito Reron, que movimentou uma multidão de competidores, espectadores, equipes de apoio e parceiros desse evento que pela primeira vez acontece em Teresina e que veio para ficar.


A aventura aconteceu em toda área verde e Av. Raul Lopes, com largada e chegada doextremecorrida0 complexo turístico Mirante da Ponte Estaiada João Isidoro França. Participaram 62 equipes, tendo cada uma quatro atletas, sendo que 41 se inscreveram para o enduro a pé e 21 participaram da corrida de aventura, que envolveu três modalidades: enduro a pé, ciclismo (mountain bike) e corrida cross country (a pé).


Os atletas se refrescarem com bebidas geladas, iorgutes e barras de cereais oferecidos pelos patrocinadores, além de ganharem brindes. O público também teve atendimento gratuito de medição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e ainda direito a aplicação de protetor solar grátis. Os campeões em todas as categorias ganharam troféus, brindes e duas bicicletas da Houston para os primeiros colocados da corrida de aventura.


Com largada na manhã deste domingo (29), a competição iniciou com a prova de enduro a pé, na qual as equipes, mistas ou não, percorreram 5,4 Km de percurso de caminhada de regularidade, seguindo uma planilha fornecida pela organização. No enduro a pé, os competidores precisam seguir o roteiro traçado pela planilha, mantendo a regularidade das passadas para não andarem atrasados e nem adiantados. Os inscritos tinham a opção de se inscreverem apenas para esta prova, que teve premiação específica.
 

Por volta de 10h30, as 21 equipes inscritas na corrida de aventura, envolvendo as três modalidades de aventura, fizeram a transição do enduro a pé para a prova contra-relógio pela Avenida Raul Lopes. A corrida de aventura foi dividida em duas categorias, Graduado e Turismo. A diferença entre elas se deu apenas no percurso da prova de bike, na qual os graduados percorreram um circuito de 34 Km e os inscritos na turismo pedalaram 10 Km. Apesar do tempo nublado, o calor estava intenso. Após o ciclismo, as equipes descansaram por alguns minutos e se prepararam para a transição para a prova final, a corrida cross country, que teve mais 3,5 Km de percurso, mesclando o calçadão da Raul Lopes e as belas trilhas que margeiam o Rio Poty.
 


O organizador do evento, Gegean, explicou que o Extreme Corrida de Aventura não tem por objetivo formar atletas, mas tão somente levar entretenimento, interatividade, lazer aquisição de bons hábitos que beneficiam o corpo e a mente. “Não precisa ser atleta para participar, apenas tem um mínimo de condicionamento físico. Além de todas essas vantagens, a gente quer criar uma conscientização nos adolescentes, jovens e adultos quanto às questões socioambientais, como, por exemplo, que não devemos poluir o meio ambiente. Temos aqui atletas amadores e pessoas que participam de várias competições do gênero e que são incapazes de jogar lixo na cidade”, frisou Gegean.
 


RESULTADOS – Na categoria Enduro a Pé, subiram ao pódio as equipes: 1ª - 4x4, 2ª – Rio Poty, 3ª – FRETUR, 4ª – Água e 5ª – MPC Trekking. Na corrida de Aventura Turismo, as campeãs foram: 1ª – Alta Aventura, 2ª – Radical, 3ª – As preparadas, 4ª – Body One e 5ª – Os Preparados. Na corrida de aventura Graduado, venceram: 1ª – Bruxa Keka, 2ª – La Vai Nós, 3ª – Giro Radical, 4ª – Búfalo e 5ª – Suçuarana.
 


 Um dos componentes da equipe Bruxa Keka, Emanuel Rabelo, o Kiko, que vem sendo um dos principais nomes do ciclismo piauiense, liderando o campeonato estadual da atual temporada, andou demais na prova. Com apenas 21 anos, ele vem dando voos mais altos, tanto que foi o campeão da categoria Elite na Copa Norte-Nordeste de Mountain Bike, realizada no mês passado, em José de Freitas e de 10 a 14 deste mês ele vai para o Acre disputar a Copa Norte-Nordeste na categoria Speed. “A prova foi boa, aliar os três esportes foi bom para testar nosso condicionamento e estratégia, no caso do enduro a pé. Espero que tenha mais provas assim no Piauí”, disse a fera.
 


Outra equipe que fez bonito e conquistou o segundo lugar na Graduado foram os rapazes da “La Vai Nós”. Osmar Ferreira Filho, Madson Melo, Aldo Dantas e seu  filho de 14 anos João Pedro adoraram a experiência inédita. “A gente gostou bastante, já fizemos enduro a pé por uns três anos, mas aliar três esportes nunca. Segundo a organização a próxima etapa vai ter a prova de bike na trilha e achamos mais interessante”, disse Osmar.


Disputando pela equipe Suçuarana, o presidente da Federação de Ciclismo do Piauí (FCICLOPI), George Augusto Rodrigues, disse que adorou a competição, principalmente o ciclismo, que é a sua especialidade. “A prova foi maravilhosa, o resultado foi justo e a organização está de parabéns. Não tivemos um bom resultado no enduro a pé, pois não treinamos muito esta modalidade, mas foi muito proveitoso. Certamente estaremos nas próximas etapas”, disse o federacionista, que teve como companheiros de equipe Delano Rocha, Celso Henrique e Itamar Pires.