• roma.png
  • vamol.jpg

taçaSob a proteção de uma empresa de segurança, já está em Teresina, com muito orgulho, a Taça do Flamengo do Rio de Janeiro, Campeão do Mundo em 1981. A exposição itinerante comemorativa dos 30 anos da conquista do título, iniciada em 2011, percorre várias capitais do Brasil e outros países onde o clube conta com representantes oficiais. São as denominadas “Embaixadas da Nação”.

De acordo com presidente do Flamengo, Jankel Costa, a taça ficará à disposição de sua torcida, nesse sábado, 21, na sede do clube, das 10 às 15 horas. Na oportunidade, galera do Mais Querido terá o prazer de ser fotografado pagando uma taxa simbólica no valor de R$ 5,00.

Haverá ainda no decorrer da exposição, uma série de competições esportivas, tais como futvôley, a presença do time oficial de beach soccer do Flamengo do Rio de Janeiro, eventos de tênis de mesa e uma infinidade de atrações. Esta é uma forma de o torcedor rubro-negro passar a frequentar a sede social do clube piauiense, que conta ainda com piscina, quadra de vôlei de areia, campos de futebol society e oficial.   

 

Estarão sendo exibidos painéis com fatos históricos do futebol, filmes com os gols dessa conquista, dos esportes olímpicos e de estatísticas da nação, tudo coordenado pelo presidente do Conselho Deliberativo do time carioca, Leonardo Ribeiro. A exposição é uma parceria entre o Clube de Regatas do Flamengo e o Esporte Clube Flamengo.

 

O TÍTULO

Considerado o maior time da história do Clube de Regata s Flamengo, que foi formado em grande parte por jogadores revelados nas divisões de base do clube, sob o comandado de Zico, este plantel venceu o Campeonato Mundial Interclubes, em 1981, e também a Taça Libertadores da América, além do Campeonato Carioca daquele ano. E foi também base para as conquistas do Campeonato Brasileiro, nos anos de 1982, 1983  e de diversos outros troféus.

 

Comandado primeiramente pelo treinador Cláudio Coutinho, o time de 1981 do Flamengo parecia jogar por mágica. Mesmo com uma maratona de jogos, atuava sempre com muita disposição, e sempre querendo vencer. Conquistou três títulos em apenas 12 dias, e o mais importante deles, Mundial Interclubes, veio no dia 13 de dezembro, em partida disputada contra o campeão europeu, o Liverpool, em Tóquio, no Japão.

Diante de 62 mil pessoas, rubro-negro deu um baile nos favoritos ingleses, e com show de Zico, fez 3 x 0 ainda no 1º tempo. Os memoráveis gols foram marcados por Nunes (aos 13m), Adílio (aos 34), e novamente pelo artilheiro das decisões, Nunes (aos 41). No 2º tempo, bastou administrar o resultado e comemorar a conquista.

 

Eleito melhor jogador em campo, Zico foi premiado com um carro da Toyota, patrocinadora do torneio. O maior time da história conquistou o maior título da história do clube, coroando um ano inesquecível, e chegando ao auge de uma geração que viria a conquistar muitos títulos ainda.

 

OS CAMPEÕES

 

Goleiro: Raul Plasman

Lateral-Direito: Leandro

Zagueiros: Marinho e Mozer

Lateral-Esquerdo: Júnior

Volantes: Adílio e Andrade

Meia: Zico

Pontas de Lança: Tita e Lico

Centroavante: Nunes

Técnico: Paulo César Carpeggiani

Reservas: Cantarelli, Figueiredo, Peu, Anselmo, Nei Dias e Baroninho.

 

acessepiauí