Com um gol do zagueiro Paulo Maranhão, ainda no primeiro tempo, o 4 de Julho venceu o Comercial na tarde de hoje (14), em Piripiri, na largada do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais.
A arrancada para o bicampeonato tem início com os primeiros três pontos, conquistados com certa dificuldade. Foi um jogo equilibrado, onde o 4 de Julho foi mais competente no primeiro tempo, quando fez o gol que deu números finais ao marcador.
A primeira boa oportunidade, logo aos 4 minutos, pertenceu ao Comercial. Um passe errado de Ivanzinho permitiu o contra-ataque que Zé Rodrigues concluiu para uma grande defesa de Robinho.
O 4 de Julho só começou a chegar, com real perigo, a partir dos 12 minutos. Nesta ocasião, uma boa jogada do ataque colorada deixou Pretinho livre, pela direita da grande área, mas o chute saiu com defeito, para fora, à esquerda de Kim.
A precisão que faltou em Pretinho, sobrou no zagueiro Paulo Maranhão. Aos 21 minutos, numa cobrança de falta ensaiada, o zagueiro chutou colocado, no canto direito de Kim, que não alcançou a bola. Era o primeiro gol do 4 de Julho e do Campeonato Piauiense 2012. Vantagem que só não foi abortada em virtude de Alemão e Douglas terem desperdiçados duas excelentes oportunidades para o time visitante.
O chute de Alemão, logo após o gol, foi defendido por Robinho. O de Douglas, da entrada da pequena área, passou rente ao poste. Mas tanto 4 de Julho quanto Comercial tiveram problemas de contusão antes do intervalo, com Paulo Maranhão e Douglas deixando o campo contundidos, obrigando seus respectivos treinadores a queimar a primeira substituição; Arnaldo Carioca entrou aos 26 minutos, no 4 de Julho, e Da Silva, seis minutos depois, no Comercial. Na etapa complementar, precisando do empate, o Comercial foi mais ofensivo. Mas nem com a vantagem numérica de um atleta – Arnaldo Carioca foi expulso – conseguiu chegar ao empate. Pelo contrário.
O campeão piauiense é que esteve na iminência de ampliar a contagem, com o goleiro Kim e a zaga aparecendo em lances providencias, e o meia Antônio Carlos desperdiçando um gol debaixo da trave.
Resumo da ópera: 4 de Julho 1 x Comercial 0, resultado que coloca o campeão piauiense na liderança da Fase Classificatória da competição, com 3 pontos ganhos e 100% de aproveitamento. A arbitragem de Antônio Dib, contestada pelo técnico Jorge Pinheiro, foi boa, sem erros que possam ter influenciado no andamento do jogo. Um bom público foi ao Ytacoatiara.
FICHA TÉCNICA
4 DE JULHO 1x0 COMERCIAL (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais – Fase Classificatória – 1ª rodada); Data: 14/04/2012 (sábado à tarde); Local: Estádio Ytacoatiara (em Piripiri); Arbitragem: Antônio Dib Moraes de Sousa, auxiliado por Francisco Nurisman Machado Gaspar e Izaura de Sousa e Silva.
Gol: Paulo Maranhão 21 do 1° tempo.
Cartões amarelos: Paulo Maranhão, Arnaldo Carioca, Juninho, Pedrosa, Ítalo (4J) e Douglas (COM).
Expulsão: Arnaldo Carioca, aos 16 do 2° por jogo brusco (segundo amarelo).
4 de Julho – Robinho; Cláudio, Paulo Maranão (Arnaldo Carioca), Pedrosa e Mica; Ivanzinho, Juninho, Pretinho e Antônio Carlos; Joniel (Binha) e Pardal (Ítalo). Técnico: Jorge Pinheiro.
Comercial – Kim; Robson, Alisson e Cleiton (Wellington); Alemão, Jonas, Jefferson Pipoca e Douglas (Da Silva); Zé Rodrigues e Toni (Paulinho Messejana). Técnico: José Fernando Polozzi.
Coluna do Buim