• roma.png
  • vamol.jpg

brunoe robertOs clubes que tiverem interesse em disputar o próximo Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais terão até a próxima terça-feira,  24, para confirmar se jogam ou não o principal certame promovido pela Federação de Futebol do Piauí. O prazo foi estipulado na reunião de Conselho Arbitral realizada nessa quinta-feira, 19, na sede da FFP, quando os representantes de cinco clubes filiados decidiram vários pontos referentes ao Estadual 2012 e ao Torneio da Movimentação que abrirá a temporada.

Presidida pelo diretor de futebol da FFP, Robert Brow Carcará da Silva, a reunião do Conselho Arbitral contou com a participação de José Bruno (Cori-Sabbá), Reinaldo Ferreira (Piauí), Paulo Afonso (Barras), Jankel Costa (Flamengo), Heldemon Lopes e Arnaldo Pericó (ambos do Comercial). O Caiçara não compareceu, embora esteja com sua participação confirmada no Torneio da Movimentação.

A propósito, o torneio que inicia o calendário de competições da FFP tem seu início programado para o dia 29 próximo, com a realização dos três primeiros jogos, todos com início previsto para 16 horas: Barras x Piauí (no Juca Fortes, em Barras), Ferroviário x Comercial (no Mão Santa, em Parnaíba) e Vila Nova x Valença (no Gerson Campos, em Oeiras). Cori-Sabbá, Flamengo e Caiçara folgam na primeira rodada.


Os clubes disputarão o torneio divididos em três módulos: A (Cori-Sabbá, Vila Nova e Valença), B (Flamengo, Piauí e Barras) e C (Caiçara, Comercial e Ferroviário). Os vencedores de cada grupo e o melhor segundo colocado serão os classificados para a fase semifinal. Os dois vencedores dos confrontos semifinais decidirão o torneio, que vale a vaga do futebol piauiense para a Série D do Campeonato Brasileiro.


CAMPEONATO ESTADUAL

Quanto ao Estadual da 1ª Divisão, o Conselho Arbitral decidiu que seu início será no dia 25 de março, e que o prazo para inscrições dos clubes que tiverem interesse em participar vai até a próxima terça-feira, dia 24. Também já ficou decidida a fórmula de disputa. Todos os clubes jogarão entre si, classificando-se os quatro primeiros para a fase semifinal de cada turno.


Na semifinal, o saldo de gols será computado para efeito de desempate. Os dois clubes vencedores das semifinais decidirão o turno. A mesma fórmula, evidente, se aplica ao returno. Se uma equipe vencer os dois turnos, será proclamada campeã. Havendo duas campeãs de turnos, elas farão a final do Campeonato Piauiense, cujo campeão terá vaga na Copa do Brasil de 2013.

 

Fonte:acessepiaui