A Holanda servirá de país-base para a Seleção Brasileira feminina de judô após a disputa do Masters do Cazaquistão, no último final de semana. As atletas do Brasil farão treinamento de campo durante três semanas nos Países Baixos, como preparação para a Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária, que será disputada entre 28 e 29 de janeiro.
"Duas atletas ficam na Europa com a Rosa, vão para a Holanda, e a Maria Portela e a Ketleyn Quadros vão treinar lá durante três semanas. Depois seguem para Sofia", explicou Ney Wilson, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô. A competição vale pontos para o ranking mundial, que define os classificados à Olimpíada de Londres - as 14 melhores se garantem, com restrição de apenas uma representante de cada país.
Simultaneamente à competição na Bulgária, será realizada a Copa do Mundo Tblisi, na Geórgia. Mas o foco da Seleção masculina é outro: o Grand Slam de Paris, em 4 e 5 de fevereiro. Para isso, os homens farão período de treinamento em São Paulo, antes de embarcar para a França.
Os brasileiros tiveram bom desempenho no Masters do Cazaquistão, conquistando seis medalhas: Mayra Aguiar e Rafael Silva chegaram ao ouro, enquanto Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Sarah Menezes e Rafaela Silva ficaram com o bronze. No quadro geral, o Brasil ficou com a segunda colocação, atrás apenas no Japão.
Fonte: FBJ