• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Sem títuloO roteiro é exatamente igual a das últimas finais do Campeonato Carioca entre Vasco e Botafogo. Assim como em 2014 e 2015, o clube de General Severiano perdeu na primeira partida e foi para a segunda com a obrigação de vencer. Nesta temporada, os times chegam mais equilibrados, porém, este histórico pode pesar. No duelo deste domingo, qualquer vitorioso rende o dobro do valor aplicado nas casas de apostas de futebol. Como ganhou na ida, a equipe de São Januário precisa de apenas um empate para levantar a taça novamente.

Botafogo tentou arriscar

Depois de conseguir vencer o Flamengo com uma postura mais cautelosa, o Botafogo resolveu se expor mais e acabou dando espaços ao Vasco. Não dá para avaliar se a estratégia foi errada, principalmente porque sofreu dois gols em um espaço de dois minutos, mas o fato é que agora não existe outra alternativa. O clube terá que ir para cima e sem poder se descuidar da defesa. Com isso, o time fica dependente de um dia inspirado de seu atacante Brenner. O jogador anotou três gols nos últimos cinco jogos, inclusive um no domingo.

Vasco em outro clima

O ambiente em São Januário é completamente outro. Se até a semana passada o clima era de dúvidas, com a derrota na estreia da Libertadores e tendo passado os dois turnos sem chegar na decisão, desta vez é de tranquilidade. O Vasco passou pelo Fluminense na semifinal, venceu o Botafogo na final e ainda foi buscar um importante empate com o Cruzeiro, em Minas Gerais.

As viradas

Para o torcedor carioca uma das imagens mais lembradas de viradas em final de estadual foi o título do Flamengo sobre o Vasco, em 2001, com gol de Petkovic. Na ocasião, o Rubro-Negro havia perdido na ida por 2 a 1 e ganhou na volta por 3 a 2. Esta conquista fica ainda mais marcada porque é rara na competição.

Das 16 edições seguintes, somente em mais uma ocasião o derrotado da ida conseguiu ser campeão. Foi em 2005, o Fluminense perdeu por 4 a 3 para o Volta Redonda no primeiro jogo e depois deu o troco por 3 a 1. Já quando envolviam apenas os dois grandes, todos os sete vencedores conquistaram o título.

Histórico recente do confronto

Dos últimos dez encontros, o Vasco levou a melhor em seis oportunidades, contra duas vitórias do Botafogo e outros dois empates. Para piorar a situação do time da Estrela Solitária, o clube vem de derrota nas últimas duas decisões com o rival, pelos estaduais de 2015 e 2016.

Nas duas disputas o time Cruzmaltino largou na frente, com uma vitória por 1 a 0. Na primeira voltou a ganhar na semana seguinte, por 2 a 1. Já na segunda, segurou um empate em 1 a 1 e faturou o bicampeonato.

 

Futebolinterior