• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Os alunos do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Teresina Central participaram da 18ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL 2012. Este ano o número de inscrições foi recorde, com 72 equipes de 58 Universidades. A competição foi realizada no período de 22 a 25 de março na cidade de Piracicaba em São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. A darleycompeticao0competição reuniu cerca de 1200 estudantes de engenharia, que projetaram e construíram carros exclusivamente para disputar o evento.


As equipes foram de instituições de ensino superior dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, e Distrito Federal.

O projeto Baja, organizado pela SAE (Society of Automotive Engineers – Sociedade dos Engenheiros Automobilísticos) é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação e construção de um caso real de desenvolvimento de um veículo, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Um dos principais objetivos de cada equipe é projetar e construir um protótipo de um veículo recreativo, fora de estrada (offroad), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas além de conseguir suporte financeiro para o projeto. Tudo deve ser feito respeitando sempre as prioridades acadêmicas.
darleycompeticao

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

A 18ª Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional é mais uma oportunidade para os estudantes testarem os veículos e é realizada anualmente com equipes de todas as regiões do País, em Piracicaba - São Paulo.

As provas tiveram início na quinta, dia 22, com apresentação oral dos projetos. Na sexta e no sábado, dias 23e 24, aconteceram às provas/avaliações de segurança, conforto, regulagem de motor, aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. Todos os carros foram avaliados por juízes – engenheiros da indústria automobilística FORD de São Paulo e Bahia. No domingo, dia 25, os carros foram submetidos ao enduro de resistência, com quatro horas de duração e aberto ao público.

Das 72 equipes que participaram da 18ª Competição, o carro IFPI BAJA 2012, conforme classificação parcial, ficou na 54ª colocação. Na avaliação dos Professores Francisco Fernandes de Araújo Neto e Darley Fiácrio de Arruda Santiago (Imagem), que acompanharam os alunos na competição, foi um resultado muito bom, tendo em vista que o projeto do IFPI Baja 2010, comparado com as outras três participações avançou muito em termos de desenvolvimento do projeto do chassi, conforto, segurança e freios. Porém para as próximas competições precisa-se melhorar os sistemas de transmissão e suspensão. Principalmente este último o qual apresentou problemas na competição deste ano.
ASCOM