• roma.png
  • vamol.jpg
O técnico Mano Menezes divulgou, de forma surpreendente, uma lista de pré-convocados da seleção brasileira para o torneio olímpico de futebol dos Jogos de Londres 2012. O que impressiona é o número de jogadores listados: 52. Até mesmo Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, criticado por sua fraca atuação no amistoso contra a Bósnia, faz parte da lista. Kaká, do Real Madrid, ficou de fora.

O jogador piauiense Rômulo, volante do Vasco da Gama convocado para dois jogos contra a Argentina no ano passado, também aparece na relação.
romuloborgesA lista do treinador acaba repetindo um gesto de triste memória para o futebol brasileiro. Na preparação para a Copa do Mundo de 1966, também na Inglaterra, a então CBD (Confederação Brasileira de Desportos) fez uma lista política, para agradar a todos os clubes, e foram chamados nada menos do que 44 jogadores, sob o comando do então técnico Vicente Feola. No final, aquela seleção que foi para a Copa dizendo que conquistaria o tri mundial acabou sendo eliminada ainda na 1ª fase.

Segundo o comunicado divulgado pela CBF, houve a necessidade de divulgar a lista com antecedência por determinação do COI (Comitê Olímpico Internacional). Mas o que torna esta divulgação mais estranha é que no dia 8 de junho haverá uma nova lista, com 35 nomes. A relação final dos 18 nomes que disputarão os Jogos sairá no dia 6 de julho. O torneio olímpico de futebol começará no dia 25
Coincidentemente, a lista anunciada por Mano surge bem em meio ao furacão provocado na CBF com a renúncia de Ricardo Texeira à presidência da entidade.

A relação enviada por Mano ao COI contém alguns jogadores que teriam presença obrigatória, como Neymar e Paulo Henrique Ganso, do Santos; Lucas, do São Paulo; e Leandro Damião, do Internacional. Entre os nomes de jogadores acima da idade olímpica de 23 anos, causou surpresa a presença de Ronaldinho Gaúcho, que vive uma péssima fase no Flamengo e foi bastante criticado por sua atuação no amistoso contra a Bósnia, em fevereiro.

Também foram lembrados para a cota dos jogadores acima de 23 anos jogadores como o goleiro Júlio César, da Inter de Milão; Hernanes, da Lazio, Thiago Silva, do Milan, e outros 13 atletas.

Confira a lista completa com os 52 jogadores:

Goleiros: Diego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio César (Inter de Milão), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos) e Renan Ribeiro (Atlético-MG).

Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fágner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).

Zagueiros: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional) e Thiago Silva (Milan).

Volantes: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio), o piauiense Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham).

Meias: Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Espanyol).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Wellington Nem (Fluminense) e Willian José (São Paulo).
IG