—Pilotos de diferentes regiões do Brasil vão participar da 39ª edição do Rally Cerapió 2026, que ocorrerá de 25 a 30 de janeiro, com largada em Aracati, no Ceará, e chegada em Teresina. A competição, responsável por abrir o calendário brasileiro da modalidade, tornou-se tradição e realização pessoal para alguns dos participantes. A presença de roteiros desafiadores e a necessidade de se reinventar é o que continua atraindo competidores para a prova.

Este é o caso do piloto mineiro Fernando Lage, da equipe GS One, que participa da competição há 13 anos. Segundo ele, o Rally Cerapió traz sempre um percurso diferente, que surpreende os participantes e os mantém motivados a voltar a competir ano após ano.
– É sempre uma competição diferente; os roteiros nunca se repetem. Isso é o que nos motiva a voltar. Tenho um acordo comigo mesmo de, todo final de janeiro, estar no Cerapió. É um dos rallies mais acirrados do Brasil, com um grid sempre competitivo, que reúne pessoas do país inteiro – afirmou o participante.
O também participante da 39ª edição do Rally Cerapió, o paraense Evandro de Araújo Bezerra, vai retornar pela oitava vez para competir na categoria Motos Over 45. Segundo ele, a diversidade dos biomas ao longo do percurso é um dos pontos que chamam atenção e que se tornou determinante para disputar o campeonato.
– O Cerapió chama atenção pela variedade de cenários e vegetações que possui ao longo dos quatro dias de disputas. São muitos quilômetros adentrando paisagens, climas e terrenos completamente distintos do que encontramos na Amazônia. Aqui na floresta, o clima é úmido – destacou o participante, que ainda continuou:
– No Cerapió, enfrentamos cerrado; serras; caatinga; e o clima seco do Nordeste. Essa variação é um dos grandes desafios da prova, e por isso eu gosto muito de participar – finalizou.
O Rally Cerapió será responsável por abrir a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade e Enduro e tem previsão de reunir uma caravana de mais de mil pessoas, somando competidores, equipes de apoio, mecânicos, imprensa, convidados e organização. Ao todo, a competição contará com participantes vindos das cinco regiões do Brasil.
O credenciamento da competição ocorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro, no complexo turístico em torno da Igreja Matriz, em Aracati, no Ceará. A largada do percurso ocorrerá também no município no dia 27. A prova segue até Canindé, onde será o primeiro pernoite da competição, ainda no mesmo dia. Confira a programação completa abaixo.
Programação da 39ª edição do Rally Cerapió 2026
Aracati-CE: 25 a 27 de janeiro — credenciamento, briefing e largada oficial;
Canindé-CE: 27 de janeiro — chegada, briefing e largada;
Sobral-CE: 28 de janeiro — chegada, briefing e largada;
Piracuruca-PI: 29 de janeiro — chegada, briefing e largada;
Piripiri-PI: 29 de janeiro — largada;
Teresina-PI: 30 de janeiro— chegada e festa de premiação.
O Cerapió de 2026 terá as categorias: motos, carros, UTVs e quadriciclos. Nesta edição, a prova será 100% motorizada. Dessa forma, a modalidade bicicleta não estará presente na prova de enduro.
GE
Foto: Divulgação/Cerapió