O Flamengo já estava classificado na liderança do Grupo D do Mundial de Clubes quando entrou em campo na noite desta terça-feira contra o Los Angeles FC, no Camping World Stadium, em Orlando. Ainda assim, a equipe manteve-se inquieta a todo instante e dominou as ações ofensivas, mas, em um vacilo na defesa, Bouanga aproveitou para abrir o placar para o time americano. A resposta do Rubro-Negro veio logo em seguida com a estrela de Wallace Yan, que empatou o jogo em 1 a 1 e assegurou a invencibilidade do time no torneio.
O resultado manteve o Flamengo isolado na liderança do da chave com sete pontos, enquanto o Chelsea, que venceu o Espérance (TUN) por 3 a 0, vem logo atrás com seis. A equipe africana, por sua vez, terminou na terceira posição, enquanto o Los Angeles ficou na lanterna, ambos eliminados. O time de Filipe Luís agora se prepara para enfrentar o Bayern de Munique na oitavas, segundo colocado do Grupo C.
Trave castiga o Flamengo As equipes ainda estudavam o posicionamento em campo e sentiam o clima do jogo quando o Flamengo, que entrou com time misto, teve uma chance claríssima logo aos três minutos. Arrascaeta cobrou falta na segunda trave, e Danilo chegou com perigo para finalizar na trave, com o gol inteiro à sua frente. O Los Angeles FC, no entanto, intensificou as chegadas ao ataque e respondeu na mesma moeda aos 10 minutos, em chute colocado de Delgado que beliscou a trave de Rossi após jogada ensaiada de escanteio.
Dois minutos depois, o Rubro-Negro criou novamente em chute perigoso de Arrascaeta fora da área. E adivinha? A bola pegou no travessão. A partir daí a equipe de Filipe Luís dominou as ações ofensivas e passou a rondar a área do time americano. Uma grande chance, porém, só foi criada aos 29 minutos, em finalização de Pedro novamente no travessão, só que o jogo já estava parado para atendimento do goleiro Lloris, que se machucou após bola alçada na área. Mas, por incrível que pareça, quem balançou as redes foi o Los Angeles FC, em cabeceio de Marlon quase 10 minutos depois. Para a sorte do Flamengo, a arbitragem marcou impedimento no lance e anulou o gol.
No fim do primeiro tempo a superioridade do Flamengo não se traduziu no placar e as equipes foram para o vestiário no 0 a 0. A equipe carioca fechou a etapa inicial com 67% de posse de bola e 10 chutes ao todo, contra dois do Los Angeles.
Depois do susto, o alívio O segundo tempo começou morno, mas o Flamengo tratou de esquentar de vez, manteve o bom volume ofensivo e criou aos 12 minutos, em finalização de Cebolinha que exigiu grande defesa de Lloris. Logo em seguida, Pedro aproveitou cobrança de escanteio e finalizou por cima da meta em chute que assustou o goleiro francês. O Los Angeles FC seguiu com a estratégia de tentar criar em contra-ataques, enquanto o Rubro-Negro manteve o domínio do confronto. Aos 24 minutos, o Flamengo chegou à sua quarta bola na trave em chute firme de Arrascaeta que parou no travessão de Lloris.
Mas em cobrança de falta aos 38 minutos, Tillman cobrou falta rápida e enfiou boa bola para Bouanga, que só tirou de Rossi dentro da área. A resposta, no entanto, veio logo depois, aos 40 minutos, com o brilho de Wallace Yan, que se tornou protagonista mais uma vez ao passar pela defesa em velocidade e finalizar firme, à esquerda de Lloris, para empatar e transformar o gol que tiraria a invencibilidade do Flamengo em apenas um susto.
Próximo jogo do Flamengo O Flamengo volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Bayern de Munique pelas oitavas de final do Mundial. A partida está marcada para as 17h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
Lance/R7
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo