O Racing-URU foi excluído de um torneio de base após um suposto caso de racismo contra um jogador do Atlético-MG, na quinta-feira. O episódio ocorreu durante uma partida válida pela Copa Futam Internacional, em São João Del Rei, interior de Minas Gerais. O nome da vítima não será divulgado por se tratar de um menor de idade.

atletic

A decisão da exclusão foi realizada pela organização do torneio, em nota divulgada nas redes sociais, nesta sexta-feira.

O Gerente geral da base atleticana, Luiz Carlos, repudiou o ato e reforçou o posicionamento do clube.

— O Atlético não compactua em momento nenhum com o racismo e nem com nenhum tipo de preconceito. O posicionamento do clube é muito firme sobre o tema e cobramos a organização sob um posicionamento, e a organização foi prontamente ágil.

Nota da organização A organização da Copa Futam Internacional vem a público informar que o Racing do Uruguai está oficialmente eliminado da competição, em decorrência de fatos incompatíveis com os valores impostos pela Copa Futam.

A Copa Futam Internacional reafirma seu compromisso com o respeito e a integridade dos envolvidos na competição.

Entenda o caso A confusão iniciou logo após o primeiro gol do Atlético, aos 29 minutos do primeiro tempo. Membros da comissão técnica de ambas as equipes entraram no campo. A arbitragem do jogo expulsou um jogador do Galo e outro do Racing, do Uruguai. Segundo a assessoria do time mineiro, o autor da injúria levou cartão vermelho. Os brasileiros venceram por 2 a 0.

O Atlético divulgou uma nota lamentando o caso e reforçando, além de ter apoiado a decisão da organização da competição.

Na partida entre Atlético e Racing-URU, disputada nesta quinta-feira (8), em São João del-Rei (MG), pela 4ª rodada da Copa Futam Internacional, um atleta do time Sub-17 do Galo foi vítima de injúria racial cometida por um jogador da equipe adversária. O Galo reforça sua postura antirracista, dará todo o apoio e solidariedade ao garoto nesse lamentável episódio, e buscará a punição do envolvido e sua equipe nas esferas competentes. Galo é Preto e Branco!

Não foi o primeiro caso de injúria racial na competição sub-17. Na quarta-feira, no jogo entre Vasco e Estudiantes, a comissão técnica vascaína ameaçou deixar a partida após uma denúncia de racismo contra um dos argentinos. A organização da Copa Futam se manifestou em um comunicado.

O torneio sub-17 conta com times do Brasil, Uruguai, Argentina e dos Estados Unidos. O Atlético está no grupo A, com Esporte Clube Bonfim-MG, Santos-SP e Vasco da Gama-RJ.

GE

Foto: Divulgação