O técnico Maurício Barbieri reclamou da arbitragem do confronto com o Cascavel, que terminou empatado em 0 a 0 na noite de quarta-feira, na Ligga Arena, pela décima rodada do Paranaense. Ele se queixou de possível pênalti não marcado no primeiro tempo, após toque de mão na área.
Eu já falei em outra oportunidade da arbitragem. Quem tem que falar são vocês (imprensa). Foi pênalti? Bateu na mão? Então era pênalti e expulsão, porque foi chance clara, concorda? Então acabou. Isso condiciona o jogo. Não vou jogar toda a responsabilidade nisso, em outros momentos já me manifestei.
- Me incomoda que a coisa continua no mesmo tom, não houve mudança. Não lembro de o Athletico ter sido beneficiado por um erro de arbitragem. E nem quero que seja favorecido, quero que o critério seja igual para os dois lados, porque um dia pode fazer diferença. Espero que durante as fases finais a gente consiga ter uma atuação dos outros agente do espetáculo para ninguém ser prejudicado com um erro dessa maneira.
Aos 15 minutos da etapa inicial, João Cruz recebeu cruzamento na área e cabeceou para o gol. A bola claramente bate na mão do lateral-direito Lucas Serafini, do Cascavel. O árbitro Kleber Ariel Gonçalves Silva fez movimento que marcaria pênalti, mas mudou e deu escanteio.
O Paranaense não tem uso de árbitro de vídeo na primeira fase - apenas a partir das quartas de final. Barbieri comentou sobre a ausência da ferramenta.
- Traz uma justiça maior, o propósito do VAR é não permitir que aconteçam erros determinantes. Faz falta, não sei qual a razão de não ter o VAR em todos os jogos, se é uma questão de estrutura, talvez nem todos os estádios comportem o sistema, ou uma questão de custo e os clubes decidiram não optar na primeira fase. Sem dúvidas contribui para que o jogo seja mais justo.
Clube protesta Ainda durante o jogo, o Athletico protestou contra o suposto pênalti não marcado em postagem nas redes sociais. O clube chegou a publicar o vídeo do lance.
- INACREDITÁVEL!!!
- O jogador do Cascavel tirou a bola com o braço dentro da área, mas a arbitragem não marcou esse pênalti claríssimo! - escreveu primeiro.
- Todo mundo no estádio viu - complementou. Não é a primeira vez que o Athletico faz críticas à arbitragem. Após vitória sobre o Andraus, na sétima rodada, Barbieri também falou da arbitragem, oportunidade em que detonou a Federação Paranaense de Futebol sobre a qualidade do estadual.
GE
Foto: Fábio Gomes/RPC