Não há mais ressalvas. Nada de "dormiu na liderança". Após a vitória sobre o Corinthians, o Fortaleza alcançou mais um feito inédito na era dos pontos corridos do Brasileirão. O Laion, com 48 pontos e um jogo a menos, é o primeiro nordestino a liderar uma rodada do segundo turno da competição. Os dados são do Espião Estatístico.
Para se ter noção do tamanho do feito, nunca antes um nordestino havia alcançado tal feito. Outros três chegaram a liderar, mas nunca na segunda metade do torneio nacional.
Em 2015 aconteceu de o Sport liderar o campeonato, mas na 10ª rodada. Além dele, somente em rodadas anteriores. O Bahia foi líder do Brasileirão de 2017 após a primeira rodada, enquanto o Vitória ficou em primeiro no Campeonato Brasileiro de 2009 após a segunda rodada.
A última vez que o próprio Leão do Pici havia chegado à liderança da Série A foi em 2021, na décima rodada. Naquele ano, inclusive, o Laion terminou a competição em 4° lugar, conseguindo vaga inédita para a Libertadores, direto na fase de grupos.
Na tabela, o Laion aparece com 48 pontos, um a mais que o vice-líder Botafogo, e quatro a mais que Palmeiras e Flamengo, completando o G-4. O próximo compromisso será já no sábado (31) contra o próprio Bota, no Engenhão, às 21h.
GE