O Palmeiras inicia a disputa de mais uma oitavas de Libertadores nesta quarta-feira. O Verdão enfrenta o Botafogo, em jogo de ida, que acontece às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe palmeirense entra em campo estando a um jogo de alcançar o recorde de invencibilidade no torneio.
Atualmente, o Verdão não perde na competição continental há 17 jogos. A última derrota da equipe foi na estreia da fase de grupos da edição de 2023, quando acabou perdendo por 3 a 1 para o Bolívar, em La Paz. Entre 2021 e 2022, os comandados de Abel Ferreira tiveram uma sequência de 18 partidas sem derrotas.
O resultado que colocou fim a essa sequência foi a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores de 2022. Posteriormente, depois de empate por 2 a 2 no jogo de volta, o Verdão acabou dando adeus ao torneio.
Ao lado do Verdão, o Atlético-MG também detém esse recorde de invencibilidade, conquistado entre 2019 e 2022. Nesse período, porém, o time mineiro ficou de fora da edição de 2020, que inclusive foi conquistada pelo Palmeiras depois de vencer o Santos, por 1 a 0, no Maracanã.
O Palmeiras fez boa campanha na fase de grupos e terminou essa primeira etapa sem derrotas. O Verdão avançou como líder do Grupo F, com 14 pontos. Ao todo, foram quatro vitórias e duas derrotas. Na última rodada da fase de grupos, o Alviverde empatou com o San Lorenzo, em duelo que marcou a despedida de Endrick, que agora defende o Real Madrid.
Gazeta esportiva