• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Tite é daqueles que preferem ver o "copo meio cheio" do que "meio vazio". Apesar da perda de cinco jogadores convocados para a disputa da Copa América, sendo quatro titulares (Arrascaeta, De la Cruz, Pulgar e Varela) e um bastante utilizado (Viña), o técnico do Flamengo evitou reclamar e enxergou uma chance de dar oportunidades a quem vem tendo pouco espaço em 2024.

  • Semana de preparação importante onde, por vezes, oportunidades são dadas para atletas que não vinham sendo utilizados. E aquele sentimento que o técnico por vezes tem, de não dar oportunidade a todos, saindo alguns atletas que são extremamente importantes, mas oportunizando a outros também que talvez se faziam merecedores antes - declarou Tite, em etrevista à FlaTV, canal oficial do clube no YouTube. O treinador não citou nomes, mas quem se enquadra no perfil que poderá começar a ganhar oportunidades a partir do jogo contra o Grêmio na quinta-feira, às 20h (de Brasília) no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro? Veja abaixo:

Wesley O jovem de 20 anos terá a chance de acirrar a competição na lateral direita enquanto Varela está com o Uruguai. Wesley teve duas lesões que o afastaram dos gramados entre fevereiro e março, além de ter se envolvido em confusão em um quiosque na praia da Barra da Tijuca. Só a partir de abril que ele voltou a ser relacionado com mais frequência.

Embora conviva com muitas críticas da torcida, o ala ainda é visto como muito promissor internamente e apostam em sua volta por cima. Apesar da pouca idade, Wesley já tem 71 jogos, dois gols e duas assistências como profissional, a última para Gabigol na goleada por 6 a 1 sobre o Vasco. Nesta temporada, ele foi titular só em seis partidas.

Igor Jesus Com Pulgar no Chile e Allan lesionado (posterior da coxa direita), Igor Jesus surge como um substituto natural para a vaga, embora não seja a única opção já que Gerson pode voltar a atuar recuado. O jovem volante de 21 anos já foi muito elogiado por Tite no início da temporada, mas depois perdeu espaço.

Igor tem 30 jogos como profissional, sendo cinco nesta temporada como titular. E ele já deu duas assistências: uma para Luiz Araújo na vitória por 4 a 0 sobre o Boavista no Carioca e outra para Pedro, no gol que carimbou a classificação sobre o Amazonas na Copa do Brasil. É um jogador que a comissão técnica de Tite aposta.

Victor Hugo Se Wesley e Igor Jesus aparecem de vez em quando, Victor Hugo é o jovem da base que vive a expectativa de mais oportunidades com Tite. Apesar de estar no profissional desde 2022 e já ter batido a marca de 100 jogos no time principal, o meia de 20 anos tem só 218 minutos em campo nesta temporada e apenas duas partidas como titular.

Considerado como joia internamente, a ponto de a diretoria recusar uma proposta de 20 milhões de euros (R$ 107 milhões) do Wolverhampton, da Inglaterra, Victor Hugo viveu o seu melhor momento no ano passado com Jorge Sampaoli e ainda busca convencer Tite. Enquanto isso, ele viu Lorran subir e furar a fila.

Matheus Gonçalves O meia-atacante criou expectativa na torcida após se destacar emprestado ao Bragantino, mas desde que voltou teve poucas chances. Aos 18 anos, ele segue um planejamento especial há alguns meses de chegar mais cedo que o elenco e ter uma rotina de fortalecimento muscular (processo similar ao que é feito com Lorran).

Nos últimos dois meses, Matheus Gonçalves participou somente de dois jogos - 19 minutos contra o Bolívar na altitude de La Paz e 11 minutos contra o Amazonas no Maracanã. Ele chegou a descer para o sub-20 para disputar uma partida do Brasileiro da categoria e fez dois gols na vitória por 3 a 1 contra o Atlético-GO.

Carlinhos Quem também espera estar nesse radar é Carlinhos. Embora em sua posição não tenha surgido uma brecha, já que Pedro não foi convocado para a Copa América e Gabigol conseguiu um efeito suspensivo até o seu julgamento no CAS, o centroavante de 27 anos deve ser relacionado com mais frequência nos próximos jogos.

Questões burocráticas, físicas e pessoais atrapalharam o início no clube do vice-artilheiro do Carioca pelo Nova Iguaçu. O último reforço contratado pelo Flamengo atuou apenas em duas partidas por enquanto, contra Atlético-GO e Palmeiras, e não fez gols. Nas últimas semanas, ele vem aprimorando o seu condicionamento.

Tite faz pedido à torcida A maioria dos nomes é de jogadores oriundos da base. Talvez por isso Tite, na mesma entrevista para a FlaTV, fez um pedido à torcida rubro-negra:

  • Seguramente vai precisar do auxílio, do carinho do torcedor. Aquele que veste o manto, que está dentro do campo, quando ele ouve um aplauso, um incentivo, está muito mais condicionado. Ele está mentalmente próximo de realizar coisas boas. Por favor, torcedor, ajude também esses atletas e a equipe toda que está nesse momento. Caso Uruguai ou Chile avance até a semifinal da Copa América (a final é dia 14 de julho, com a disputa de terceiro lugar na véspera), o Flamengo poderá ter desfalques dos seus convocados em até nove jogos do Brasileirão, onde atualmente é o líder: contra Grêmio (Maracanã), Athletico-PR (Ligga Arena), Bahia (Maracanã), Fluminense (Maracanã), Juventude (Alfredo Jaconi), Cruzeiro (Maracanã), Atlético-MG (Arena MRV), Cuiabá (Maracanã) e Fortaleza (Maracanã).