Depois de um longo discurso de mais de 30 minutos do presidente Alejandro Domínguez, a Conmebol definiu nesta segunda-feira, 18, o chaveamento da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2024, por meio de sorteio realizado em sua sede em Luque, no Paraguai. O Brasil tem sete representantes, que entram como favoritos a levar mais um troféu: Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo e Botafogo, cinco deles cabeças de suas chaves. O País ganhou a mais importante competição do continente nos últimos cinco anos.
Tricampeão continental, o Palmeiras foi sorteado em um grupo indigesto. Vai enfrentar o equatorianoIndependiente del Valle, que é o atual campeão da Sul-Americana, San Lorenzo, time tradicional da Argentina, e o Liverpool, do Uruguai, a equipe mais fraca da chave. Outro que também ostenta três títulos da mais importante competição sul-americana, o São Paulo retornou à competição porque ganhou a Copa do Brasil em 2023 e caiu em uma chave, em tese, mais acessível. Terá pela frente Barcelona, do Equador, Talleres, da Argentina, e Cobresal, do Chile.
Cada time fará seis jogos nessa fase, sendo três como mandante e outros três como visitante. Datas, horários e a emissora que fará a transmissão de cada partida ainda serão definidos pela Conmebol nos próximos dias. A Libertadores é transmitida no Brasil por Globo (tv aberta), SporTV (TV fechada), Paramount+ (streaming) e Star+ (streaming).
Buenos Aires será a sede da final da Libertadores. Será a primeira vez que a capital da Argentina receberá o evento desde que a decisão passou a ser disputada em jogo único. Ainda não foi divulgado qual estádio será escolhido. A tendência é de que o Monumental de Núñez, estádio do River Plate que passou por uma reforma e agora tem capacidade para 85 mil pessoas, seja o palco da grande decisão, marcada para 30 de novembro, um sábado.
Grupos da Libertadores 2024 Grupo A: Fluminense, Cerro Porteño-PAR, Allianza Lima-PER e Colo Colo-CHI Grupo B: São Paulo, Barcelona-EQU, Talleres-ARG e Cobresal-CHI Grupo C: Grêmio, Estudiantes-ARG, The Strongest-BOL e Huachipato-CHI Grupo D: LDU-EQU, Junior Barranquila-COL, Universitario-PER e Botafogo Grupo E: Flamengo, Bolivar-BOL, Millionarios-COL e Palestino-CHI Grupo F: Palmeiras, Independiente del Valle-EQU, San Lorenzo-ARG e Liverpool-URU Grupo G: Peñarol-URU, Atlético Mineiro, Rosario Central-ARG e Caracas-VEN Grupo H: River Plate-ARG, Libertad-PAR, Deportivo Táchira-VEN e Nacional-URU A fase de grupos da Libertadores será disputada em um período curto, de abril a maio. O torneio será paralisado durante a disputada da Copa América e dos Jogos Olímpicos e retorna comas oitavas de final em agosto.
Calendário de jogos da fase de grupos
1ª rodada: 2 a 4 de abril
2ª rodada: 9 a 11 de abril
3ª rodada: 23 a 25 de abril
4ª rodada: 7 a 9 de maio
5ª rodada: 14 a 16 de maio
6ª rodada: 28 a 30 de maio
Futebolinterior