O duro choque com Darwin Núñez no confronto contra entre Liverpool e Manchester City, no último domingo, deve deixar Ederson fora de ação por até um mês. O goleiro teve constatada uma lesão no músculo reto femoral da perna direita e tem previsão de recuperação de três a quatro semanas. Assim, deve ser cortado da convocação da seleção brasileira para os duelos contra Espanha e Inglaterra, nos dias 23 e 26 de março.
O Manchester City já comunicou a CBF oficialmente sobre o problema físico do goleiro, chamado por Dorival Júnior em sua primeira lista à frente do Brasil. A baixa deixaria o novo treinador sem os dois principais goleiros da Seleção na Copa do Mundo de 2022, já que Alisson também está sem atuar por lesão. Bento e Rafael foram os outros nomes chamados por Dorival.
Ederson precisou ser substituído no começo do segundo tempo do confronto entre Liverpool e Manchester City, no domingo, depois de um duro choque com Darwin Núñez. O goleiro foi acionado em um passe ruim de Aké e precisou dividir com o uruguaio dentro da área, mas sem chegar a tempo. Assim, atingiu Darwin, cometeu o pênalti que gerou o gol de empate do Liverpool e ainda levou a pior.
O goleiro ainda tentou permanecer no campo, participou da cobrança de pênalti certeira de Mac Allister, mas não suportou as dores, precisando dar lugar a Ortega minutos depois.
Ederson disputou 36 dos 44 jogos do Manchester City nesta temporada, sendo titular em todos eles. Além disso, ele foi o principal goleiro do Brasil em quatro jogos de 2023/24, todos pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026: vitórias sobre Bolívia e Peru, empate com a Venezuela, e derrota para o Uruguai.
Depois de um dos piores anos da história em 2023, com cinco derrotas, um empate e apenas três vitórias em nove partidas, o Brasil projeta um recomeço nas mãos de Dorival Júnior. O amistoso com a Inglaterra está marcado para o dia 23, em Londres, no estádio de Wembley, enquanto a Espanha será a adversária dia 26, no Santiago Bernabéu, em Madrid.
Confira a lista de convocados:
Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo);
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo);
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona)* e Vini Jr (Real Madrid).
- Jogadores com asteriscos foram convocados pela primeira vez para seleção brasileira principal.
GE
Foto: AFP