Portuguesa e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira para cumprir jogo atrasado da quinta rodada do Campeonato Paulista. A bola rola às 19h30 (de Brasília), no Estádio do Canindé. Este duelo volta a acontecer após dez anos sem os times se enfrentarem.
O último confronto entre os rivais foi pela 12ª rodada do Campeonato Paulista de 2014. O duelo em questão aconteceu no Pacaembu e terminou com a vitória do Palmeiras, por 1 a 0, com gol de Juninho. Naquela ocasião, Gilson Kleina comandava o Verdão, enquanto Argel Fuchs era o técnico da Lusa.
No geral, as equipes já se enfrentaram em 265 oportunidades. São 125 vitórias palmeirenses, 73 empates, 67 triunfos da Portuguesa. Além disso, o Verdão tem 465 gols contra 336 do rival. Enquanto isso, pelo Paulistão, são 156 jogos, 75 vitórias alviverdes, 46 empates e 35 vitórias da Portuguesa. A primeira partida entre as equipes foi em 1921, quando o Palmeiras ainda era Palestra Itália. Na ocasião, o Palestra aplicou uma goleada por 5 a 1. Ernesto Imparato (três vezes), Martinelli e Augusto Federici anotaram para o Verdão no Parque Antártica.
O Palmeiras também tem a seu favor a maior goleada do confronto. Em 1927, também pelo Campeonato Paulista, o Palestra goleou a Lusa por 7 a 2, com gols de Carrone, Heitor (duas vezes), Lara (três vezes) e Serafini, também no estádio do Verdão.
Com 21 pontos, o Verdão é líder do Grupo B e já está classificado às quartas de final do Estadual. A equipe busca manter sua invencibilidade no torneio e a liderança geral da competição, que atualmente é do Santos, que tem 22. O time comandado por Abel Ferreira tem seis vitórias e três empates até aqui.