O Corinthians vai enfrentar o Ituano nesta quarta-feira (24) pela primeira vez depois da eliminação para o Galo de Itu no Campeonato Paulista de 2023. Na ocasião, a equipe do interior levou a melhor sobre o Timão nas quartas de final do Estadual, em plena Neo Química Arena.
O Corinthians, que na época era comandado por Fernando Lázaro, não podia contar com o lesionado Renato Augusto, mas mesmo assim era visto como o grande favorito para o duelo.
Em Itaquera, o Ituano abriu o placar aos 26 minutos de jogo, com chute de muito longe do lateral direito Raí Ramos. O Corinthians chegou ao empate com o volante Paulinho, também no primeiro tempo, de cabeça.
Na segunda etapa, por mais que os mandantes ficassem mais com a bola, o Timão não conseguiu furar o bloqueio montado pelos comandados de Gilmar Dal Pozzo. Com o empate, o duelo foi levado para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, o Ituano levou a melhor por 7 a 6, após Fábio Santos, Fagner e Gil desperdiçarem suas cobranças. O goleiro Jefferson Paulinho foi o grande destaque nos penais.
A eliminação precoce no Estadual foi o começo da derrocada do trabalho de Fernando Lázaro, que seria desligado do cargo de técnico após resultados negativos na Copa Libertadores e na Copa do Brasil.
As equipes se reencontram em janeiro de 2024 em situações bem diferentes. O Corinthians tem Mano Menezes como técnico e um elenco reformulado para voltar a ganhar o Estadual depois de cinco anos. Já o Ituano é comandado por Marcio Freitas e espera, quem sabe, conquistar o Paulista depois de 10 anos de jejum.
O Timão chega para a 2ª rodada do Estadual liderando o grupo C, com três pontos conquistados, enquanto o Galo de Itu está zerado, na lanterna do grupo A.
gazeta esportiva