O Botafogo apresentou Tiago Nunes como novo treinador nesta terça-feira no Estádio Nilton Santos. O gaúcho de 43 anos chega com contrato até o final de 2025 para tocar o projeto a longo prazo do clube, mas com a missão imediata de tentar conquistar o Brasileirão na reta final.
Na primeira conversa com a imprensa, Nunes traçou objetivos de curto prazo para tentar retomar a confiança da equipe. Depois de liderar o Brasileiro por 31 rodadas e chegar a ter 13 de frente para o segundo colocado, o Alvinegro, que tem um jogo a menos, foi ultrapassado pelo Palmeiras.
- O craque do Botafogo é o coletivo. Foi uma equipe construída para isso, para dinâmica, coletiva, cooperativa dentro de campo. E quando não funciona tão bem, a gente não pode culpar só um setor. Temos que mostrar que foi uma equipe equilibrada e voltar a repetir esses comportamentos - afirmou Nunes.
Assim como fez na chegada ao Rio de Janeiro, Tiago mostrou confiança na capacidade da equipe de reverter o momento e buscar a taça nas cinco rodadas que restam. O Glorioso é o único que depende apenas de si para ser campeão.
- Tenho plena convicção de que esse grupo tem toda a condição de buscar o título. É um time bom, competitivo, que já está cascudo porque passou por muitas adversidades.
Gaúcho de Santa Maria, Nunes revelou que usava o time do Botafogo campeão em 1995 nas disputas de futebol de botão da rua.
- Eu tinha 15 anos em 1995 e acompanhei esse Botafogo campeão. Eu tenho na minha cabeça que uma equipe tão tradicional, com tanta história, tem naturalmente uma mentalidade ganhadora. Isso está no DNA desse clube. Eu acredito que esse torcedor sofrido é mais fiel. Vai estar aqui nas boas e nas ruins. O que é importante ressaltar é que o clube já não é o mesmo. Briga por um título nacional novamente. Quanto tempo faz que não se vive essa ansiedade? Tudo tem que ser colocado em perspectiva.
O primeiro desafio de Tiago pelo Alvinegro em busca do título Brasileiro é contra o Fortaleza, quinta-feira, às 19h, no Castelão. O clube é o vice-líder do Brasileirão, com 60 pontos. A equipe tem um jogo a menos que o Palmeiras, primeiro colocado, que tem 62. Ou seja, o Alvinegro só depende de si para ser campeão. Confira outras respostas do treinador:
COMO TRABALHAR NO PERÍODO CURTO "Primeiro de tudo é passar confiança para que esse grupo entenda que o que fez e está fazendo é um trabalho de alto nível. Não podemos apagar uma temporada por causa de cinco ou seis jogos. É um grupo de grande qualidade que se colocou entre as equipes postulantes'.
"É um campeonato longo e todos as equipes oscilam. No início, no meio ou no final. Eu chego de fora, sem envolvimento emocional, e procuro mostrar para os atletas. O objetivo agora é repetir e retomar a confiança dos jogadores para que eles entendam que os resultados negativos muitas vezes não tem só a ver com a performance".
GE
Foto: Vítor Silva/Botafogo