• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Esta será a quinta vez em 2023 que o clássico carioca será disputado. Mais uma vez o Maracanã será o palco da disputa, que começa às 20 horas (de Brasília). A partida terá transmissão do Premiere (pay-per-view) e SporTV.

No confronto de ida, há duas semanas, a partida terminou com um empate sem gols. No ano, porém, o Fluminense está em vantagem com duas vitórias e uma derrota, além da conquista do Campeonato Carioca sobre o rival.

O momento das duas equipes é delicado. O Tricolor, que vinha sendo um dos destaques do futebol brasileiro na temporada, está há quatro jogos sem vencer e sem marcar gols. Depois do empate com o Flamengo na Copa do Brasil, o Flu acumula três derrotas consecutivas, duas pelo Brasileirão (Botafogo e Corinthians), e uma pela Libertadores, para o The Strongest, da Bolívia.

No Flamengo, o clima no Ninho do Urubu anda tenso porque o time não consegue deslanchar na temporada. No Brasileirão, chegou a aparecer na zona do rebaixamento, mas após três vitórias seguidas se aproximou do G4. No último domingo, recebeu o Cruzeiro e com uma atuação ruim no segundo tempo, teve de se contentar com um empate em 1 a 1 com muito sofrimento no Maracanã. Já na Libertadores, o time deixou escapar a vitória contra o Ñublense, do Chile, na semana passada após sair na frente e parar em campo, mais uma vez, no segundo tempo da partida.

Para o duelo desta quinta, o técnico Jorge Sampaoli ganhou um reforço de peso com o retorno do meia Arrascaeta, que vinha sofrendo com dores na coxa. Já o zagueiro Léo Pereira e o lateral direito Wesley, que deixaram a partida contra o Cruzeiro com problemas físicos, devem estar em campo.

As principais dúvidas de Sampaoli são no gol, entre Matheus Cunha e Santos, e no ataque, entre Pedro e Everton Cebolinha. O meia Everton Ribeiro, com problemas musculares, está fora da partida.

No Fluminense, Fernando Diniz não poderá contar com três peças importantes, o zagueiro Felipe Melo, suspenso, além do atacante Keno e o meia Alexsander, ambos por lesão. Manoel, Lima e Martinelli devem ser os substitutos. Já o lateral-esquerdo Marcelo é a dúvida do treinador para o duelo decisivo.

O jogador não atua desde o jogo de ida por conta de um problema muscular e não vem treinando com o grupo. Sem lesão constatada, o lateral quer estar em campo.

Se as duas equipes repetirem o empate nos noventa minutos, a decisão da vaga será em disputa de pênaltis.

FICHA TÉCNICA FLAMENGO-RJ X FLUMINENSE-RJ

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 1 de junho de 2023 (quinta-feira)

Horário: 20 horas (de Brasília) Árbitro:Raphael Claus (SP-Fifa)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP-Fifa) e Neuza Inês Back (SP-Fifa)

VAR: Rafael Traci (SC)

FLAMENGO: Matheus Cunha (Santos), Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Gabigol e Everton Cebolinha (Pedro) Técnico: Jorge Sampaoli

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Marcelo (Guga); André, Martinelli, Lima e Ganso; Arias e Cano Técnico: Fernando Diniz

gazetaesportiva