O Santos quase ganhou um desfalque de peso para o jogo contra o Audax Italiano-CHI, nesta quarta-feira. No desembarque da delegação santista ao Chile, na noite da última segunda, o atacante Soteldo chegou a ser barrado do país, mas conseguiu uma liberação para entrar em campo.

Por uma determinação do governo chileno, todo cidadão venezuelano precisa de um visto para entrar no país desde 2019. Entretanto, o Peixe não providenciou este documento e viu o jogador ser impedido de sair do aeroporto.

O clube tentou resolver o imbróglio por algumas horas. Os demais atletas do elenco foram levados ao hotel, enquanto Soteldo permaneceu no local e quase foi obrigado a retornar ao Brasil por não conseguir solucionar o problema.

Já depois da meia-noite (de Brasília), o Santos contou com a ajuda do Governo do Chile e da Federação Chilena de Futebol para obter uma liberação extraordinária ao venezuelano. As autoridades abriram uma exceção para que o meia-atacante pudesse atuar pela equipe.

As únicas exceções previstas para esta ocasião é se o passageiro passar pelo país durante uma escala, com um outro voo já marcado e destino pré-definido, o que não era o caso de Soteldo. As informações foram divulgadas primeiramente pelo ge. O duelo entre Audax Italiano e Santos está marcado para esta quarta, às 21h (de Brasília), no Estádio El Teniente, pela quarta rodada da Copa Sul-Americana. O Peixe é o terceiro colocado do grupo E, com quatro pontos, e precisa vencer se quiser avançar à próxima fase do torneio.

Para esta partida, Odair Hellmann e sua comissão técnica decidiram preservas os meio-campistas Lucas Lima e Dodi. Além deles, os atacantes Mendoza (lesão muscular) e Lucas Braga (concussão) e o volante Sandry (fratura na face) também ficaram de fora por lesão. Já Luan Dias, Inocêncio e Mezenga não foram inscritos na competição.

Por esse motivo, o treinador levou alguns dos Meninos da Vila para o Chile, como o lateral esquerdo Kevyson e o atacante Weslley Patati, do time sub-20.

A provável escalação do Santos para o confronto é: João Paulo; João Lucas (Nathan), Joaquim, Messias e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi e Ed Carlos (Ivonei ou Daniel Ruiz); Ângelo, Soteldo e Deivid Washington.