• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Flamengo volta aos treinos nesta quinta-feira, e Vítor Pereira terá 10 dias para trabalhar o time visando a final do Campeonato Carioca. O português vai ter trabalho, já que o Rubro-Negro apresenta algumas deficiências, e os jogadores ainda tentam assimilar o esquema de jogo proposta pelo técnico.

A definição com relação ao trio de zaga, além da transição entre meio-campo e ataque, e departamento médico devem tomar o maior tempo nos pensamentos do treinador. O LANCE! analisa cada detalhe e apresenta tudo que o torcedor precisa saber sobre o momento do Flamengo.

DEFINIÇÕES NA DEFESA

De olho na melhora daquele que ainda é o setor mais desorganizado do Flamengo, Vítor Pereira deve trabalhar pesado com os defensores neste período de treinamentos. A lateral direita ainda depende do sinal verde do departamento médico com relação a Guillermo Varela, que chegou a atuar por 30 minutos contra o Vasco, mas sem estar 100%. Se não estiver recuperado e em condições, é possível que Everton Cebolinha volte a jogar pelo setor.

Vítor Pereira também fica de olho na formação de um trio de zaga titular, já que, mesmo sem mudar o esquema, trabalhou com quatro formações diferentes. Fabrício Bruno está em alta e não deve sair do time titular, enquanto Léo Pereira, Rodrigo Caio e David Luiz brigam pelas outras vagas. Pablo, que sofreu uma lesão no jogo contra o Vasco, preocupa para o Fla-Flu da decisão.

Acima de qualquer esquema, no entanto, o português precisa melhorar a eficiência do sistema defensivo do Flamengo. O Rubro-Negro foi vazado nos últimos quatro jogos, diante de Vasco e Fluminense e já sofreu dois tentos diante do Tricolor de Fernando Diniz. Se quiser sonhar com o título, vai precisar fazer melhor do que está sendo apresentado.

TRANSIÇÃO DEFESA/ATAQUE E DEPARTAMENTO MÉDICO

Além do foco no sistema defensivo, Vítor Pereira deve definir algumas questões no meio-campo. O português ainda não encontrou a dupla titular e mesclou entre Thiago Maia, Arturo Vidal, Gerson e até o jovem Igor Jesus. Sem o volante marcador, na figura de João Gomes, o treinador precisa buscar a amplitude que vai dar ao Flamengo maior controle do jogo.

O português também ficará de olho nos jogadores que deixaram o duelo diante do Vasco da Gama com problemas físicos. Vítor Pereira já não contará com Matheuzinho (lesão na tíbia), Bruno Henrique (lesão no joelho) e Erick Pulgar (lesão no metatarso), mas pode perder outros quatro atletas: Varela, já citado, Arrascaeta, David Luiz e Filipe Luís.

A situação do uruguaio é a que mais preocupa o departamento médico do Flamengo. O jogador já convivia com dores no púbis e deixou o campo de jogo com uma lesão no músculo adutor. Arrascaeta será reavaliado pelo Rubro-Negro na reapresentação, assim como os outros atletas, de olho na decisão. O período de treinamentos será aberto à imprensa, pelo menos nesta quinta, sexta e sábado, com entrevista coletiva. O Flamengo volta a campo no próximo sábado (01), para enfrentar o Fluminense pelo jogo de ida da decisão do Campeonato Carioca. O duelo acontecerá às 20h30 (de Brasília), no Maracanã.

Lance