O Fla-Flu que vai decidir o Campeonato Carioca pela quarta vez seguida tem trazido boas recordações para o torcedor do Fluminense recentemente. Dos últimos 12 jogos entre as equipes, foram oito vitórias, dois empates e duas derrotas, o que dá um aproveitamento de 72,22%, além 18 gols marcados e 11 sofridos. Esse é o melhor aproveitamento do Flu contra todas as equipes da Série A.

flu

Esse recorte conta as partidas a partir de 2021, quando o Fluminense mudou a maré do que vinha acontecendo até então. Em comparação, nos 12 jogos anteriores foram apenas duas vitórias, três empates e sete derrotas. O levantamento foi feito pelo ge após a conquista da Taça Guanabara. Naquele jogo, Germán Cano colocou o Fla no topo da lista de maiores vítimas dele no futebol brasileiro.

Diante do Flamengo, o Fluminense não tem os melhores números no ataque e nem na defesa. Mas é no resultado final que a vantagem se estabelece. O segundo colocado da lista de aproveitamento do Flu nos últimos 12 jogos contra times da Série é o Goiás, com dois terços dos pontos conquistados pela equipe hoje comandada por Fernando Diniz.

Quando levamos em consideração times que o Fluminense enfrentou no Estadual, naturalmente o Flamengo perde a liderança. Ainda assim, o aproveitamento tricolor contra o maior rival é melhor do que diante dos outros grandes e também do que contra Boavista (63,89%) e Volta Redonda (44,44%).

Na história o Flamengo ainda tem a vantagem dos confrontos. Porém, a diferença tem diminuído nos últimos tempos. Hoje, são 160 vitórias para um lado, contra 140 do outro, além de 141 empates em 441 jogos.

GE

Foto: André Durão