• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Dez anos depois de vencer um gigante do futebol carioca, o Audax repetiu a façanha neste domingo, no Nilton Santos. A equipe derrotou o Botafogo, com time alternativo comandado por Lúcio Flávio, por 1 a 0 na primeira rodada do Campeonato Carioca 2023. O gol do triunfo foi marcado por Higor Leite, que aproveitou o erro na saída de bola alvinegra e acertou uma linda finalização do meio-campo. O Audax não vencia um dos grandes do Rio desde 2013, quando bateu o Flamengo.

botafog

Na próxima rodada, as equipes voltam a campo na quinta-feira, porém em horários diferentes. O Glorioso visitará o Volta Redonda, às 19h30, com a equipe principal comandada por Luís Castro, no Raulino de Oliveira. O Audax joga contra o Vasco, às 21h30, no estádio Luso-Brasileiro. CHANCES INICIAIS Em sua estreia pelo Cariocão, o Botafogo entrou em campo com o time alternativo e teve sua primeira oportunidade aos 7 minutos. Após cobrança de falta, o goleiro Leandro teve trabalho para espalmar no canto direito. Logo na sequência, Raí cobrou escanteio, mas Lucas Mezenga não acertou em cheio a cabeçada e mandou por cima.

MURALHA AZUL O Audax, então, revidou em uma oportunidade criada por Valderrama. O jogador recebeu na ponta direita e depois de dividir com Hugo tocou de calcanhar para Emerson Urso. Porém, o atacante dominou no peito, tentou um voleio, mas isolou. Pela esquerda, Hugo foi acionado no Glorioso, avançou até a linha de fundo e rolou para a entrada da área. JP Galvão bateu de chapa, mas Leandro fez uma linda defesa.

GOL DE PLACA O jogo estava bem disputado com o Botafogo melhor, porém a defesa alvinegra errou na saída de bola. Lucas Mezenga tocou para o meio de campo, mas Higor Leite recuperou a bola. O jogador levantou a cabeça e arriscou do círculo central para fazer um golaço no Nilton Santos e abriu o placar para o Audax.

FOGÃO EM CIMA Após a desvantagem no placar, o Alvinegro teve boas chances para empatar, mas não foi eficiente. Dudu puxou o contra-ataque pela ponta direita e finalizou rente à trave adversária. Três minutos depois, Dudu achou Iago, que driblou o adversário e na linha de fundo cruzou para área, mas a bola foi muito forte. O camisa 7 voltou a dar trabalho ao cruzar em direção ao gol e obrigar Leandro a fazer a defesa em dois tempos.

NÃO VALEU No fim do primeiro tempo, Lucas Mota tentou o cruzamento e a bola sobrou para Romarinho chutar cruzado para Raphael Lopes apenas empurrar para a rede do Botafogo. Contudo, o árbitro assinalou impedimento na jogada.

SALVADOR DA PÁTRIA Na volta do intervalo, o Audax levou perigo nos primeiro minutos com uma rápida jogada de contra-ataque. Kaio Cristian cruzou rasteiro para Emerson Urso que teve liberdade para finalizar em direção ao gol. Mas Igo Gabriel fez a defesa. O arqueiro da equipe meritiense saiu mal após cobrança de escanteio, e Ryan tocou de cabeça por cima. Raphael Lopes salvou em cima da linha e teve calma para afastar o perigo.

NÃO DEU Com grande atuação, Emerson Urso voltou a incomodar pela direita e achou Raphael Lopes na área. O jogador ficou cara a cara com Igo Gabriel, mas finalizou em cima do arqueiro alvinegro. Lucas Mezenga, então, acertou o lançamento para Luis Phelipe, que matou no peito e tentou encobrir o goleiro, mas mandou para fora. No fim, o Botafogo tentou empatar, mas faltou eficiência e tranquilidade para furar o bloqueio do Audax.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0X1 AUDAX-RJ Campeonato Carioca 2023 Primeira rodada ​ Data e horário: 15/01/2023, às 16h (de Brasília) Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ) Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) Quarto árbitro: João Batista de Arruda (RJ) Cartões Amarelos: Lucas Mezenga (BOT) / Júnior Lopes, Jackson Caucaia, Clisman e Leandro (AUD) Cartões Vermelhos: não houve

Gols: Higor Leite (17'/1T) (0-1)

BOTAFOGO (Técnico: Lúcio Flávio) Igo Gabriel, Ryan, Lucas Mezenga, Henrique Vermudt (Matheus Cabral 15'/2T) e Hugo; Del Piage, JP Galvão (Caio Vitor 27'/2T) e Raí; Iago (Luis Phelipe 13'/2T), Dudu (Joffre 15'/2T) e Bardales (Darius Lewis 38'/2T).

AUDAX-RJ (Técnico: Júnior Lopes) Leandro, Lucas Motta, Rafael Castro, Thomáz Kayck e Kaio; Keverton, Diego Valderrama (Clisman 20'/2T), Romarinho (Jackson Caucaia 20'/2T) e Higor Leite (Miticov 43'/2T); Raphael Lopes (Pablo Thomaz 43'/2T) e Emerson Urso.

Lance

Foto: Vítor Silva/BFR