A Copa do Nordeste 2023 começa nesta quinta-feira (5), com oito jogos sendo disputados pela primeira fase preliminar. Das 16 equipes que disputarão, nove vieram por meio do critério 1, que é destinada à melhor posicionada no ranking da CBF de cada um dos estados sem vaga na fase de grupos. Já outros sete entram no critério 2, classificando à Copa do Nordeste a equipe de campanha mais positiva no respectivo Estadual, à exceção de Sergipe e Piauí.

nordestao

FASE ELIMINATÓRIA

Os duelos garantem oito classificados à segunda fase, que definirá quatro à fase de grupos já neste fim de semana. As chaves serão montadas de acordo com o estado de cada um dos clubes, já que a Copa do Nordeste busca priorizar a disputa do máximo de clássicos. Os principais favoritos para avançarem são Santa Cruz, Vitória, América-RN e CSA, por já terem ganho título e/ou tido histórico positivo.

Maior campeão do Nordestão ao lado do arquirrival Bahia, o Leão da Barra é um dos três campeões que tentam a sorte nas eliminatórias. Além dele, apenas a Cobra Coral e o Dragão tiveram o privilégio de levantar a taça, ambos por uma oportunidade cada. Todos os confrontos serão disputados no mesmo dia, mas com horários diferentes.

PARTIDAS

Os melhores qualificados no ranking da CBF jogam como mandante nas duas etapas, que terá disputa por pênaltis em caso de empate. A abertura do campeonato fica justo a cargo do rubro-negro baiano, às 19h30, tendo como adversário o Cordino; maranhenses chegam para fazer sua segunda participação na Copa do Nordeste, assim como o Potiguar, rival do CSA, às 20h.

Neste mesmo horário, todos os participantes disputaram ao menos uma vez na história, incluindo o Mecão, que venceu em 1998 e tem pela frente o Moto Club. Às 21h30, os pernambucanos Santa e Retrô encerram a lista de confontos, encarando Caucaia e Botafogo-PB no Arruda e no Almeidão, respectivamente.

futebolinterior

Foto: Pietro Carpi/ECV