• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Copa do Catar encerra nesta sexta-feira a sua fase de grupos. Porém, o Brasil já pode comemorar a hegemonia como o maior campeão da história, permanecendo, na pior das hipóteses, como única seleção com cinco títulos mundiais.

Único país que poderia igualar a marca do Brasil, a Alemanha, dona de quatro taças, foi eliminada pela segunda vez seguida ainda na fase de grupos. Vexames que ocorreram curiosamente nas duas edições posteriores ao tetracampeonato conquistado em 2014.

Já a Itália, que também é detentora de quatro títulos, fez ainda pior. E pela segunda vez seguida sequer conseguiu participar do Mundial, ficando nas eliminatórias europeias. A Azzurra também vem sofrendo da "maldição do tetra".

Isso porque, após a conquista em 2006, além das ausências em 2018 e 2022, a seleção italiana ainda amargou eliminações nas fase de grupo nas edições de 2010 e 2014.

Se não houver um campeão inédito no Catar, Espanha e Inglaterra ainda estão na briga para conquistarem o bicampeonato, enquanto Uruguai (que pode ser eliminado nesta sexta), França e Argentina, o tri. Já o Brasil o esperado hexa.

GE