• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulga uma oportunidade para os docentes participarem do Programa de Leitorado, conforme o Edital nº 36/2022. O Programa Leitorado financia leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira nessas instituições.

O Edital selecionará leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira nessas instituições no âmbito do Programa Leitorado. São 20 universidades, de 17 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, França, Guiné Bissau, Irlanda, Itália, Líbano, Moçambique, Paraguai, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Uruguai. Caso o candidato seja selecionado, ele atuará em uma dessas instituições.

Objetivos

Promover a língua portuguesa na variante brasileira nos países de atuação dos Leitores. Proporcionar maior visibilidade internacional à cultura, à literatura e ao ensino superior brasileiros. Ampliar o acesso de professores com experiência na área prioritária do Edital a centros internacionais de excelência. Ampliar a colaboração entre instituições nacionais e estrangeiras, bem como entre docentes que atuam no Brasil e no exterior, nas áreas do Edital.

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade:

Leitor – modalidade de bolsa específica do MRE, seu financiador, definida pela Portaria Interministerial nº 01, de 20 de março de 2006. Benefícios custeados pelo MRE: Bolsa mensal; Passagem de ida e passagem para regresso definitivo ao país de origem. Obs: As instituições de Ensino Superior estrangeiras custearão as contrapartidas das IES, que se diferenciam conforme a instituição, e constam na descrição dos benefícios no Anexo I do Edital. (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/17082022_AnexoIdoEdital36.2022ProgramaLeitorado.pdf)

Os candidatos devem atentar para a exigência da comprovação de Proficiência Internacional em Língua Estrangeira, conforme o Edital. A UESPI é parceira do Instituto Cervantes sendo Centro Aplicador dos Exames de Proficiência em Língua Espanhola – DELE, que está com inscrições abertas até 05 de outubro de 2022. Em caso de não ter o diploma DELE para esta seleção atual da CAPES poderá fazer o exame ainda este ano preparando-se para o próximo Edital. (Link:https://uespi.br/uespi-divulga-inscricoes-abertas-para-exame-de-proficiencia-dele/)

As inscrições acontecem até o dia 30 de setembro. Confira o edital:

09082022_Edital_1767371 PROGRAMA LEITORADO PARA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTRANGEIRA

17082022_Anexo I do Edital 36.2022 Programa Leitorado

Uespi