• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O sonho da graduação já está em curso para 497 alunos matriculados nas formações ofertadas pelo Programa Institucional de Fomento e Indução na Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL), executado no nordeste pele rede liderada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), com a participação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Para 80% desses alunos, o PRIL oferece a oportunidade da primeira graduação. Jaqueline Vale está nesse grupo. Ela faz o curso de Pedagogia no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano e começou o segundo semestre no dia 10 de agosto. “Sempre tive um sonho de fazer um curso superior e ainda não tinha tido a oportunidade, com o PRIL vou realizar esse sonho”, celebrou. A estudante destacou, ainda, que o PRIL é uma ótima oportunidade para quem deseja uma formação de qualidade para ingresso no mercado de trabalho e não pode assistir aulas presenciais todos os dias.

“As aulas dos cursos possuem atividades presenciais e remotas. O formato híbrido permite a alternância entre as modalidades, sendo ofertadas atividades síncronas e assíncronas no decorrer das disciplinas ofertadas”, informou a Coordenadora Adjunta do PRIL, Carla Leite.

A UFPI oferta pelo PRIL os cursos de Pedagogia em Teresina, Pedro II e Floriano; Letras/Português em Picos e Floriano; Química em Teresina; e Ciências da Natureza em Teresina e Picos. O objetivo do Programa é ofertar cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras, que atendam às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares que atuam nessa etapa de ensino.

O trabalho articulado entre os docentes é uma das inovações do PRIL. No início de cada semestre é elaborado o Plano de Trabalho Integrado, com planejamento coletivo e garantia da interdisciplinaridade. “Essa ação fortalece o trabalho colaborativo entre os docentes do curso, possibilitando o acompanhamento dos rendimentos dos discentes de forma conjunta, estendendo a docência ao terreno das capacidades, habilidades e atitudes com uma nova metodologia de formação que rompe com o individualismo”, frisou Carla Leite.

Esse modelo já é percebido pelos alunos. Cibele Gomes, aluna do curso de Pedagogia no Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, destacou a qualidade dos professores e as possibilidades que surgirão para atuação profissional. “A experiência no PRIL está sendo produtiva e bastante agradável. Os professores foram maravilhosos e as disciplinas foram enriquecedoras.

O curso permite o acesso ao mercado de trabalho de maneira diversificada”, ressaltou. “A expectativa é de que os discentes, depois de formados, possam colaborar com a melhoria da educação nos locais onde atuam, sendo agente de transformação social e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, priorizando a escola pública, possibilitando vivências e aprendizagens que desenvolvam a criatividade, a inovação e a responsabilidade social”, destacou a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Janaína Gomes. Equipe do PRIL e Administração Superior da UFPI durante visita do MEC

Acesse aqui e saiba mais sobre o PRIL.

Relacionadas:

Proposta liderada pela UFPI é aprovada pelo MEC para formação de professores da Região Nordeste

Rede liderada pela UFPI aprova nova proposta e vai receber mais de R$ 28 milhões para formação de professores registrado em: UFPI,Últimas Notícias - UFPI

Ufpi