• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) acontece em novembro deste ano e os alunos matriculados na primeira etapa do sistema Universidade Aberta do Piauí (UAPI) devem participar da avaliação. Pensando nisso, listamos algumas dicas que podem ajudar os alunos a se preparem para a realização do exame.

Dica 01: Veja as provas anteriores

Uma boa dica para começar a sua preparação para o ENADE inclui ver as provas das edições anteriores do exame. Esse contato pode ajudar o aluno a ter uma boa base para direcionar os seus estudos, além de poder fornecer uma noção da estrutura da prova o ajudando a se familiarizar com a estrutura das questões. Ao pegar as provas aplicadas para o seu curso, o aluno pode ir estudando os assuntos específicos abordados praticando a teoria ao responder as questões das provas. Esse material pode ser encontrado no site oficial do INEP em formato PDF.

Dica 02: Como é a prova do ENADE?

A prova aplicada aos estudantes no ENADE se divide em três partes formadas por uma parte geral, uma parte específica e um questionário de avaliação sobre a prova. A formação geral da prova contém 10 questões quem têm como objetivo avaliar aspectos da formação do aluno através da coerência, coesão, habilidades argumentativas, uso do vocabulário, entre outros pontos. Do total de perguntas, são oito em formato de múltipla escolha e duas questões discursivas.

Em relação aos componentes específicos, o aluno deverá responder 30 questões da área de sua graduação, através de estudos de caso e situações-problema. Dessa forma, são 27 questões de múltipla escolha e 03 questões discursivas. Esses componentes representam 75% da nota da prova, enquanto os componentes gerais correspondem à 25% da composição da avaliação.

Esse ano a prova será realizada em 27 de novembro. A abertura dos portões acontece às 12h00min com fechamento às 13h00min, não sendo possível a entrada após esse horário. Uma vez dentro do local de aplicação, a aplicação do exame terá início às 13h30min.

Dica 03: Fique por dentro das atualidades

Ao observar as questões das provas anteriores, o aluno pode perceber que as notícias do dia a dia costumam dar origem a algumas das perguntas idealizadas para o exame. Portanto, recomendamos que o aluno busque se atualizar em relação aos acontecimentos que estão em pauta no Brasil e no mundo, permitindo que o discente tenha o contexto adequado para responder de forma coerente nesses casos. Além disso, esse conhecimento das atualidades pode ser um excelente aliado na hora de apresentar argumentos nas questões dissertativas. O aluno deve ser capaz de saber o que está acontecendo e conseguir apresentar questões lógicas diante do contexto das questões.

Dica 04: Considere a temática do seu curso

Por fim, e não menos importante, a temática do seu curso deve considerada já que boa parte do peso do exame se dedica aos assuntos específicos da graduação do estudante. O contato com os assuntos na sala de aula pode fornecer essa preparação, mas incentivamos os alunos a irem além, procurando saber mais a respeito das inovações e tendências da sua área. O ENADE não possui teor reprovativo para o aluno, mas se torna um importante instrumento de avaliação do desempenho dos cursos de graduação. Os alunos que querem ver suas instituições de ensino sendo reconhecidas necessitam se dedicar para ir bem na avaliação.

Uespi