A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) por meio do Centro de Formação Antonino Freire (CFAF), em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO Office), sedia a terceira edição do programa Brazilians Innovating on the Teaching of English – BRITE a partir de maio de 2022 de forma on-line. O programa terá duração de 100 horas e contará com atividades síncronas e assíncronas e será dividido em dois módulos de 9 semanas cada, um módulo realizado em maio, junho e início de julho, e outro no final de julho, agosto e setembro.
O BRITE possui como objetivo ampliar a compreensão dos professores da rede pública sobre a nova realidade do ensino de inglês como “língua franca” enfrentada pela educação brasileira e os desafios que essa nova realidade impõe às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior no Brasil.
Serão selecionados pelo menos vinte e cinco professores de Língua Inglesa de ensino fundamental e médio de escolas públicas, das Secretarias de Educação parceiras, com base em uma aplicação e um teste de proficiência (Placement Test) para garantir maior homogeneidade entre os professores selecionados. No Piauí a parceria será feita com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC).
Para o coordenador do programa BRITE no Piauí, Raimundo Sousa, os professores irão realizar atividades extra curriculares na forma de execução de projetos que envolvam o conteúdo ministrado no âmbito da escola ou até mesmo de outra forma em que eles achem viável.
“Para nós do Centro de Formação do Servidor o programa é uma maneira da gente estar consolidando a parceria que já temos de alguns anos aqui no Estado do Piauí. Desde 2018 nós recebemos o apoio do RELO Office e eles vem nos dando todo o suporte para a formação continuada de professores de Inglês, esse é mais um projeto para fazer com que a parceria com as instituições se aprimorem ainda mais tornando-se mais presentes”, comenta o coordenador.
De acordo com o instrutor e membro da Associação ALUMNI (participante do governo americano) o programa se caracteriza como uma transição importante para uma abordagem que visa ter o aluno mais ativo no processo ensino-aprendizagem em termos de participação e desenvolvimento das habilidades linguísticas.
“Os temas tratados são atuais e poderão impactar a prática docente dos participantes. O material foi cuidadosamente preparado pelo Departamento Regional de Língua Inglesa no Brasil e está de acordo com o perfil mais comunicativo do ensino de inglês no ensino básico. O curso tem o objetivo de discutir e fornecer ao professores de inglês ferramentas atualizadas que tornarão o ensino mais eficaz e significativo”, comenta o instrutor.
Vagas e inscrições
As inscrições serão realizadas pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição online, de 18 de abril até as 23:59min de 23 de abril de 2022. Após preenchimento do formulário de inscrição online, o candidato deverá anexar a documentação necessária,e enviar ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no assunto colocar CPF + SELEÇÃO BRITE 2022 PIAUI.
Uma bolsa de estudos integral será concedida ao professor selecionado e com direito a materiais do curso, espaço na plataforma CANVAS a fim de desenvolver seu letramento digital e certificado assinado pela Diretora do Escritório de Ensino de Língua Inglesa -RELO Office, Diretora da Casa Thomas Jefferson e Diretora do Provedor no Estado do Piaui.
Cronograma
Data Atividade Até 23 de abril de 2022 – Data limite para preenchimento do formulário online de inscrição e envio dos documentos para o e-mail da Coordenação Estadual do Programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
De 24 a 26 de abril de 2022 – Análise de Mérito
Até 27 de abril de 2022 – Resultado por meio do site https://portal.pi.gov.br/cfaf/
De 27 a 29 de junho de 2022 – Período de entrevistas por videoconferência por meio da plataforma zoom
30 de abril – Resultado Final https://portal.pi.gov.br/cfaf/
Maio de 2022 – Início das atividades do Programa Brite
Uespi