Curso de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dra. Josefina Demes em Floriano, cria a primeira liga acadêmica na história do curso e do campus, a Liga Acadêmica de Semiologia e Semiotécnica (LASS). A iniciativa, orientada pelo prof. Dr. Augusto Cezar Filho e pela profa. Esp. Maria Luzinete Silva, partiu de alunos que compõem o Centro Acadêmico de Enfermagem.

ligaacademica

“O Centro Acadêmico de Enfermagem fez uma pesquisa sobre qual temática deveria ser abordada pelo programa e nos resultados surgiu a demanda pela área de Semiologia e Semiotécnica. O programa foi desenvolvido em colaboração com os alunos, tendo Sandy Sousa, secretária de ligas acadêmicas, como principal articuladora entre docentes e discentes”, pontua o prof. Dr. Augusto Cezar Filho.

A criação da LASS-UESPI propõe impactar de forma positiva e consolidar a tríade ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de ampliar conhecimentos e técnicas. As atividades envolverão ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento na área de Semiologia e Semiótica.

Para o prof. Dr. Augusto Cezar Filho, o programa visa melhorar o conhecimento dos discentes acerca do exame físico em todas as fases do ciclo da vida humana, desde o recém-nascido até o idoso. Isso possibilita o aprimoramento de técnicas. A liga acadêmica não impactará somente no conhecimento dos alunos, mas, sobretudo, na melhoria da qualidade da assistência prestada por esses futuros profissionais.

“Entendo que a liga proporcionará que os alunos prestem um cuidado mais qualificado, baseado nos seus achados do exame físico, que será aprimorado com a LASS, tendo em vista que teremos tanto momentos de aulas expositivas e dialogadas, como atividades práticas no laboratório de Enfermagem do Campus Doutora Josefina Demes”, finaliza o professor.

Segundo Sandy Sousa, aluna do curso de enfermagem e presidente da LASS, a liga proporciona diferentes formas de ensino e aprendizagem, além de vivência multidisciplinar, interdisciplinar e interprofissional. Os integrantes poderão aperfeiçoar suas habilidades e competências necessárias para cuidar das pessoas. Fazer parte de uma liga acadêmica viabiliza aprender mais sobre assuntos já abordados em sala de aula.

“A liga é um programa de extensão permanente que irá beneficiar muitos acadêmicos, visando sempre o melhor. Iniciar esse programa é uma grande conquista para o nosso Campus e para toda a comunidade acadêmica que irá se beneficiar com ele”, ressalta a aluna.

Os ligantes vão poder exercitar a anamnese e exame físico dos pacientes, a partir de discussão de casos clínicos e práticas em laboratórios. Serão incentivados a publicação de artigos, participação em jornadas acadêmicas e elaboração de materiais educativos para a população externa. Além de aulas ministradas por diversos profissionais visando ampliar conhecimentos e buscar tecnologias que aprimorem suas habilidades.

Uespi