Os extensionistas do curso de Educação Física desenvolvem aulas de dança para as alunas do Núcleo de atividade física para a Terceira Idade(NUTI). Os estagiários buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida às alunas através da dança.
A dança na terceira idade contribui para o bem-estar físico e mental. A estudante de Educação Física Elzivane Rocha afirma: “Há melhora no humor, elevação da autoestima, aumento da concentração e na coordenação motora enquanto contribui no convívio social do idoso”.
A arte de dançar é uma forma de expressar as emoções enquanto promove bem-estar, entretenimento e divertimento. As aulas estão sendo ministradas de forma online, uma vez por mês, de modo que os professores do NUTI gravam vídeos e os alunos reproduzem em casa.
A dança é bem aceita pelos idosos, eles gostam e ficam felizes com as aulas. As alunas do NUTI, preferem ritmos variados, porém, a estagiária Elzivane Rocha faz um alerta: “não colocar músicas muito rápidas, para que elas possam acompanhar melhor”.
Segundo Dona Deuzelina Ferreira, aluna da UNATI/NUTI, a dança é uma terapia. ” Me sinto relaxada, ao mesmo tempo, trabalho todos os membros do corpo. Sempre prático porque amo dançar”, disse. A aluna Maria Inês Dantas relatou que a dança auxiliou a sua auto estima e melhorou as dores nas articulações. “A dança para mim, é um dos melhores exercícios, porque trabalha o corpo e a alma. Além de ser prazeroso. A estudante de Educação Física informou que as alunas gostam das aulas de dança e que o feedback é positivo.
Uespi