O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Sociologia e Saúde (NIPESS), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, realiza o 2º Encontro de socioantropologia política do corpo, da saúde, da doença e da morte: reflexos e reflexões da pandemia, entre os dias 11 e 14 de janeiro, através da plataforma Google Meet.
A programação do evento conta com grupos de trabalhos, oficinas, mesas-redondas e palestras com diversos temas. Por exemplo: o corpo e doença na música popular brasileira, as faces da morte na literatura, semiótica e violência de gênero, envelhecimento e Covid-19, saúde mental, para além de ídolos e performances as trajetórias de vida de ex-jogadores de futebol, entre outros.
De acordo com a professora de Ciências Sociais da UESPI e uma das coordenadoras do NIPESS, Lourdes Almeida, o objetivo do evento é publicizar e tornar acessível o debate teórico e empírico da socioantropologia política do corpo, da saúde, da doença e do corpo, além de refletir os impactos da pandemia de Covid-19 em nosso cotidiano pelo prisma da interdisciplinaridade.
“Este programa de extensão aprovado pela PREX/PIBEU é fruto de uma inquietação surgida nas conduções das disciplinas de Sociologia da Saúde (Ciências Sociais), Sociologia Geral e Antropologia do corpo e da saúde (Enfermagem) quanto à publicização e acessibilidade do debate teórico e empírico da multifatorialidade tanto da saúde quanto das doenças e sua relação com as Ciências Humanas, especialmente as Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), ainda mais depois da nossa vivência e convivência há quase dois anos com a pandemia da Covid-19”, explica a docente.
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 10 de janeiro (para quem vai apresentar trabalho) e 11 de janeiro (para os demais participantes).
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site do evento.
O encontro é gratuito e oferece um certificado de participação de 60h.
Confira a programação completa do evento.
Uespi