• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Exame é realizado para estudantes que não concluíram os estudos na idade apropriada

encejaAs provas do Encceja 2020, que não foram aplicadas no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, estão marcadas para 29 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde. Para complementar os estudos para o exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, em seu portal, apostilas gratuitas, além das provas de anos anteriores e dos respectivos gabaritos. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. 

De acordo com o Inep, mais de 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Do total de inscritos, 301.438 buscam a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.  Segundo a autarquia, além de possibilitar que os estudantes sejam certificados e sigam adiante em suas trajetórias educacionais, o exame oferece parâmetros para autoavaliação que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho.

Além disso, segundo o Inep, os resultados do Encceja também são usados como referência nacional de avaliação. O exame possibilita, por exemplo, que os gestores educacionais utilizem esses dados para entender o cenário educacional do país e evitar que estudantes se atrasem na formação ou mesmo que abandonem os estudos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil